Artes Visuais, Design, Extensão, Projetos de Extensão, Séries Especiais

A arte transformando a terceira idade

logo
FOTO: REJUVENESCENDO COM ARTE
por Denise Caputo

Com o objetivo de desenvolver a criatividade, o intelecto e o artístico do público da terceira idade, o projeto de extensão “Rejuvenescendo com Arte” utiliza arte e cultura para melhorar a qualidade de vida dos idosos, garantindo a eles convívio social e divertimento.

O projeto existe há 10 anos e, desde 2013, está sob a coordenação da professora Thaís Regina Ueno Yamada, do Departamento de Artes e Representações Gráficas (DARG). Além disso, conta com um aluno bolsista e a colaboração de alunos voluntários dos cursos de Artes Visuais e Design. Michelle, do quarto ano do curso de Artes e bolsista do projeto, destaca que os participantes realizam atividades voltadas para a arte e não para o artesanato. Dessa forma, já trabalharam com diversos temas: um dos projetos realizados este ano, por exemplo, abrangeu a Arte Rupestre, no qual os participantes não só aprenderam sobre este tema como praticaram técnicas de desenho com carvão, realizando atividades em sala de aula e também ao ar livre.

Outro projeto lembrado com carinho pelos participantes foi uma oficina de fotografia, que resultou em uma exposição das melhores fotos no Poupatempo Bauru, em março de 2014. O objetivo desta oficina foi retratar, através da fotografia, as percepções e interpretações do processo de envelhecimento.

Michelle acredita ainda que o projeto proporciona uma rica troca de experiências e aprendizado entre os alunos e os participantes da terceira idade. O aluno Jefferson, do segundo ano de Artes Visuais, participa do projeto como voluntário e ressalta como o projeto desenvolve o convívio social dos participantes, dando-lhes a oportunidade de sair de casa, conhecer pessoas novas, conversar, além de trabalhar para o desenvolvimento da sua criatividade. Ele afirma que o projeto foca a energia dos participantes no trabalho artístico, resgatando algo antes adormecido dentro deles e possibilitando que eles transmitam seus sentimentos pela arte.

O projeto é realizado às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, no Ateliê de Pintura da FAAC, e para participar não há limite de idade. Os alunos voluntários podem procurar a coordenadora do curso no DARG. Para o público da terceira idade, a inscrição é feita preenchendo uma ficha disponível no DARG ou diretamente com a aluna bolsista durante os encontros do projeto. As inscrições ficam abertas durante todo o ano, mas o ideal é que o interessado faça sua inscrição no início de cada semestre (março ou agosto), para assim, acompanhar do começo ao fim a execução de cada projeto. Acompanhe mais informações pela página do Facebook clicando aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Um comentário em “A arte transformando a terceira idade”

  1. Muito bom esse projeto, fique feliz em ver linque pois sou aluna licenciatura em arte visuais´, gosto muito de projetos sócias, que algo que mim faz sentir valer apena ser humano,ver que tem pessoas interessada em compartilha seu saber e tempo com a terceira idade, parabéns pelo projeto.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s