Jornalismo, Projetos de Extensão

Conhecendo o Nicéia: A Busca pela Visibilidade

Voz

Uma das ações mais gratificantes que existe é ajudar o próximo, ainda mais quando se faz isso através de algo que se ama. O Jornal Voz do Nicéia proporciona aos seus voluntários justamente esse mix de sentimentos, já que atrela a questão social ao jornalismo, possibilitando a comunidade do bairro Jardim do Nicéia uma visibilidade que antes pouco se tinha aqui na cidade de Bauru.

O Voz do Nicéia é um projeto de extensão que busca ser uma forma de comunicação e mediação entre a comunidade do Jardim Nicéia e os órgãos públicos. Através da produção de um jornal bimestral, o projeto visa informar e orientar os moradores do bairro a respeito dos assuntos da comunidade e, dessa forma, levantar debates públicos buscando melhorias para a sua população. O projeto, como o próprio nome já diz, dá voz a comunidade, até porque leva as discussões aos órgão públicos na tentativa de melhorar o bairro. Talita Bombardi, estudante de jornalismo da Unesp e voluntária do projeto, comentou: “Somos uma forma de contato com o mundo pra mostrar o que de fato falta no bairro e também para diminuir a discriminação com o local, já que muitos acreditam que é um bairro favela”.

Os voluntários do projeto procuram manter bastante contato com os moradores do Nicéia, fazendo visitas bimestrais para colher pautas e entregar os jornais. O mais interessante da produção desses jornais é que a população do bairro participa ativamente, já que são eles que sugerem as pautas.

Além da produção do jornal, o Voz do Nicéia também organiza eventos no local, como oficinas e festas em datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças, onde as crianças do bairro se divertem com a presença dos voluntários do projeto.

A respeito do resultado final e de sua participação no projeto, Talita afirma que é muito gratificante, até porque, como ela mesma disse, “Além de aprender mais sobre a nossa profissão, é sempre muito bom ajudar ao próximo”.

Para quem quiser conhecer mais sobre  o Voz do Nicéia, pode acessar o blog e também a página do Facebook do projeto.

Por Isabela Afonso

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s