Projetos de Extensão

Biblioteca Falada: mais cultura e informação para deficientes visuais

11330496_830204180381148_886993869_n

Nossa série sobre projetos de extensão aborda, dessa vez, a Biblioteca Falada. O projeto é coordenado pela professora Suely Maciel e tem como objetivo possibilitar o acesso a textos diversos para portadores de necessidades especiais visuais através da voz. Os colaboradores trabalham transformando textos, literários ou jornalísticos, em produtos de áudio, através do uso de recursos como a sonoplastia e a locução para a adaptação de roteiro.

Além de notícias e poesias, são também feitas audiodescrições de filmes, novelas e programas de TV. Os produtos são feitos para o Lar Escola Santa Luzia Para Cegos, e o conteúdo é escolhido pelas pessoas que o consomem: “O interessante da Biblioteca Falada é que são as pessoas das instituições que atendemos que escolhem o que vai ser feito. Eles pedem audiodescrição de personagens de novelas, livros, audiodescrição de filmes, biografias de bandas, receitas, poemas, notícias”, explica Matheus Ferreira, estudante do segundo ano de jornalismo e um dos colaboradores do projeto. “A cada semana ou 15 dias, vamos no lar receber a demanda de produtos que os deficientes visuais querem. Daí, dividimos entre equipes. Depois de feito, colocamos no site a produção, gravamos em CD e levamos para as pessoas”, completa.

Os integrantes da Biblioteca Falada.
Os integrantes da Biblioteca Falada.

As gravações do projeto surgem como uma alternativa para os deficientes visuais terem acesso ao que desejam, tendo em vista a escassez das produções em braile. A Biblioteca Falada é aberta a todos os professores, estudantes e funcionários da UNESP de Bauru, e as produções podem ser ouvidas no site.

Por André Magalhães

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s