Sem categoria

Exército Brasileiro- outro cenário para comunicadores sociais

brasao arma comunicaSer formado em Comunicação Social pode te proporcionar inúmeras chances no mercado de trabalho. Interrompendo nossa série especial sobre Projetos de Extensão da FAAC, hoje falaremos sobre a oportunidade de trabalhar no departamento de Comunicação do Exército Brasileiro, mostrando todas as dúvidas e possibilidades que a área pode proporcionar.

Para responder nossas questões, entrevistamos a Tenente Efetiva do Exército Brasileiro e graduada em Relações Públicas, Ana Carolina da Silva Pinheiro.

Quais são os cargos de Comunicação Social do EB?

Os cargos de comunicação social no EB existem em vários escalões. Na AMAN (Academia Militar de Agulhas Negras) há uma Seção de Comunicação Social encarregada de toda a atividade de relações públicas, informações públicas e divulgação institucional do Estabelecimento de Ensino. Ela também presta ao Comandante da AMAN todo o assessoramento necessário nesses três campos.

Como funcionam os concursos para quem quer ingressar no EB (prova teórica e física)?

A entrada de profissionais de Comunicação Social no Exército Brasileiro se dá por meio de Ingresso na Escola de Formação Complementar do Exército EsFCEx. A Escola abre anualmente concurso para ambos os sexos e de acordo com os editais anuais pode haver vagas para jovens formados em Comunicação Social. Após a formação de um ano o militar será um Tenente do Quadro Complementar de Oficiais QCO. (mais informações no site da EsFCEx) .No caso de Oficial Temporário o ingresso se dá por meio de inscrição através do site da 1ª Região Militar. O candidato(a) passa por uma análise de currículo, prova escrita, entrevista técnica, exames médicos, realização de testes físicos. Ao entrar o militar pode ficar na força por até 08 anos.

A EsFCEx fica em Salvador/BA. O concurso deste ano não prevê vagas para Comunicação Social.

As inscrições para Oficial Temporário são realizadas em uma das 11 Regiões Militares nas quais o país é dividido. Em São Paulo, é a 2ª Região Militar localizada no bairro do Ibirapuera, na capital.

Quais são as próximas datas? Existe uma periodicidade para os concursos?

O Próximo edital deve sair em Agosto/15 e provas em Setembro/15.  A periodicidade é de uma vez por ano.

O que um Relações Públicas exerce na prática dentro do EB?

Na prática, um militar da área pode ser um Oficial do Quadro Complementar de Oficiar ou militares de outra formação, oficiais ou Sargentos, que fazem um Curso de Comunicação Social no Centro de Estudos de Pessoal no Rio de Janeiro. Esses militares exercem não só atividades típicas de relações públicas, mas toda uma gama de atividades ligadas a divulgação institucional e informações aos órgãos públicos.

Qual o diferencial em trabalhar no Exército Brasileiro? (Resposta Pessoal)

Valorização profissional e grande oportunidade de conhecimento e aprendizagem. Poder trabalhar no Exército Brasileiro é uma honra, por poder servir a pátria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se interessou em seguir a área das comunicações no ambiente militar? A página do Exército Brasileiro e a página da AMAN disponibilizam mais informações sobre a Arma de Comunicação.

Agradecimentos ao graduado em Relações Públicas e oficial da AMAN, Álvaro Filho.

Por Felipe Picoli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s