Extensão, Pesquisa, Projetos de Extensão

INCOP – O cooperativismo gerando autonomia e conhecimento

A nossa série especial continua hoje com a Incubadora de Cooperativas Populares (INCOP), um dos inúmeros projetos de extensão da UNESP-Bauru. Oficializado em 2006, o grupo busca – com base na economia solidária – desenvolver projetos de incubação com cooperativas, almejando gerar autonomia para trabalhadores excluídos do mercado formal. Visa também fornecer condições necessárias e contribuir para que tais organizações atinjam um desenvolvimento eficaz e sua tão sonhada independência.

Atualmente a equipe é composta por oito membros, sendo sete alunos do curso de Relações Públicas, e uma orientadora, a Prof. Dra. Raquel Cabral. Suas reuniões são semanais, e nelas são discutidas meios de aproximar as comunidades trabalhadas aos conceitos de  tecnologia social, educação popular, sustentabilidade, equidade de gênero, e principalmente, quanto a economia solidária, autogestão e cooperativismo.logo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Através dos processos de incubação por eles realizados, é possível auxiliar as cooperativas em todas as questões de funcionamento de uma organização, sejam elas administrativas, operacionais ou comunicacionais, mostrando que é possível sim, encontrar alternativas ao modelo capitalista tradicional.

Segundo a aluna Débora Freitas, no projeto há cerca de um ano, ‘’Pertencer à Incop é interessante, pois conhecemos contextos distintos do nosso e precisamos desenvolver nossa capacidade – tanto pessoal quanto profissional – para atuar neles. Outro aspecto importante é que lidamos com inúmeras pessoas, em uma troca contínua de conhecimentos e experiências.’’

O grupo espera dar início a um processo seletivo para alunos de diversos cursos da universidade. Portanto, não perca a chance, fique atento à INCOP!

Mais informações e contatos podem ser encontrados na página do Facebook, pelo telefone (14)3103-6000, ou pelo e-mail bauruincop@gmail.com!

Por Raquel Schmidt Ribeiro

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s