Extensão, Projetos de Extensão

Ensinando e aprendendo com a terceira idade

Logo UnatiA Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) é um projeto realizado em diversas universidades do Brasil e tem como objetivo abrir as portas das instituições para a terceira idade. Deste modo, a proposta do projeto é integrar e efetivar a participação deste público dentro dos câmpus proporcionando-lhes conhecimento e qualidade de vida.

Cumprindo o papel social da universidade pública, a UnATI possibilita a troca de experiências e cultura entre seus realizadores e os idosos. Diante desse desafio, muito mais do que um compromisso institucional da Unesp, a UNATI-FAAC tem, desde 2014, como linha de trabalho a Terceira Idade Digital (TID), que oferece oficinas de informática básica voltadas para a introdução do público na era digital.

O projeto tem três grandes objetivos. O primeiro é inserir o idoso no mundo das Tecnologias Digitais por meio de atividades no computador e dinâmicas de aprendizado. Em segundo, realizar a interação do idoso com os cursos de graduação da Unesp de Bauru promovendo assim atividades de Educação Física (parceria com a empresa-júnior do curso, a Ativus Jr.), Psicologia (parceria com a empresa-júnior Interage), Artes Visuais (parceria com o projeto “Rejuvenescendo com Arte”), Design e Relações Públicas. E, por fim, produzir a integração social com conhecimento e uma melhor qualidade de vida.

As aulas ocorrem semanalmente e têm duas horas de duração. Seu projeto pedagógico é voltado para o ensino da terceira idade de forma a atender suas necessidades de aprendizado e de comunicação. Atreladas ao ensino da informática, são introduzidas temáticas de interesse dos idosos, a partir de textos, imagens e vídeos coletados via ferramentas do computador a fim de trazer para a vida deles reflexões sobre os temas discutidos. Toda a programação de aula é feita de forma gradativa, desde a apresentação dos componentes, como mouse e teclado, até ensinamentos básicos de planilha de dados, trabalho com textos, apresentações de slides, criação de e-mail, apresentação de redes sociais e mídias digitais.

O foco do projeto vai além da introdução do idoso na era digital. Tem-se também a preocupação em torná-lo um cidadão mais crítico sobre os conteúdos disponibilizados pela mídia, expandindo sua cultura comunicacional e ampliando as possibilidades de conhecimento mediante essa digitalização do mundo. A interação entre o jovem, aluno-professor e o idoso possibilita para ambos a troca de experiências, o desenvolvimento do respeito mútuo e um maior conhecimento sobre as necessidades, limitações e habilidades da terceira idade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para mais informações, o projeto tem uma página no Facebook.

Por Vanessa Torres Ramos

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s