Design, Extensão, Projetos de Extensão, Séries Especiais

Sustentabilidade, criatividade e Design

Os desejos da sociedade contemporânea estão atrelados fortemente a uma cultura consumista, a qual acarreta consumo exacerbado e desperdício de matérias primas. Assim, preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento é o objetivo de todas as ações que buscam a sustentabilidade ambiental.

LabSol Logo

Nesse sentido, o Laboratório de Design Solidário (Labsol), pautado nos valores de Sustentabilidade, Ecodesign e Economia Solidária, visa a promoção de ações conjuntas entre o design e o patrimônio cultural do artesanato, preocupando-se com a qualificação do produto artesanal e sua inserção no mercado.

Iniciado em 2007, o Labsol propõe atender comunidades de baixa renda, que têm no artesanato sua forma básica de subsistência. O projeto possibilita vivenciar experiências profissionais e sociais e pensar o design de forma abrangente, considerando o bem comum ao projetar-se com a possibilidade de contribuir para tornar a sociedade mais justa e igualitária.

As ações da equipe começam com a visita à comunidade artesanal, identificando não só as técnicas e métodos de produção que utilizam, como também sua identidade, referências e valores culturais. Após essa observação, os membros voltam ao laboratório para a realização de experimentos e discussões, levando às modificações que, na visão do Laboratório, podem gerar benefícios para o grupo através de novos modelos, protótipos e novas técnicas, aprimorando a produção inicial da comunidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O coordenador do projeto Prof. Dr. Cláudio Goya diferencia o Labsol dizendo que “existem outros grupos que trabalham com o artesanato em Design, como o Sebrae, mas a grande diferença nossa é que a gente está preocupado com a pessoa e não preocupado com a produção daquela comunidade. A gente acha mais importante que a pessoa se dignifique e sinta-se feliz com o trabalho que ela está fazendo do que exatamente do quanto ela está ganhando por aquele trabalho”.

O Labsol conta com a participação de alunos de Design e Relações Públicas. A sede de Design do projeto é em uma das salas do Anfiteatro Guilherme Ferraz (Guilhermão) e a equipe de comunicação no Departamento de Design. Mais informações e contatos podem ser encontrados na página do Facebook ou pelo e-mail projetolabsol@gmail.com.

Por Denise Caputo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s