Design, Extensão, Projetos de Extensão

Agregando conhecimento na área de Design

ACI SOMAConhecer o mercado de trabalho de sua área de atuação é, para os universitários, uma grande vantagem. Foi pensando na troca de conhecimento entre alunos e ex-alunos de Design atuantes no mercado que o Projeto SOMA surgiu. Em 2012, após o Interdesigners do mesmo ano, Camila, hoje no quinto ano de DI, projetou o SOMA, com a ideia de proporcionar o ambiente de uma semana acadêmica de Design durante um período maior. Com mais três veteranos, o projeto foi desenvolvido e em 2013 entrou em prática.

No começo desse ano, conseguiram tornar-se um projeto de extensão e, após o processo seletivo, dois novos alunos do primeiro ano entraram no grupo. Como o nome SOMA já indica, o projeto é um agregado, não tem uma hierarquia própria. As tarefas são divididas algumas vezes, mas todos fazem de tudo um pouco. Ao total são seis integrantes, todos do curso de DI (gráfico e produto), que dividem suas atuações no projeto em três vertentes.

Equipe SOMA (esquerda para direita): Marcos Takeshi Matsumoto, Daniela B. A. Pereira,  José Octávio Marino, Raíssa Sansaloni,  Marianne Yoshiyassu  e Caio Martins
Equipe SOMA (esquerda para direita): Marcos Takeshi Matsumoto, Daniela B. A. Pereira, José Octávio Marino, Raíssa Sansaloni, Marianne Yoshiyassu e Caio Martins (Facebook SOMA).

Uma delas é controlar a página do Facebook, por onde divulgam conteúdos produzidos por eles, como cartazes das oficinas e palestras, além de ser um veículo para que pessoas de fora da Unesp conheçam o projeto.

A segunda é promover as oficinas e palestras. O grupo entra em contato com alunos que já se formaram, alunos da graduação que queiram repassar conhecimento ou que conhecem algum ex-aluno interessado e desenvolve os eventos de acordo com a área de atuação do/da palestrante ou oficineiro/oficineira.

Muitas coisas também chegam até eles, como por exemplo a ideia de promover o Domingo Automotivo – evento organizado pelo SOMA no dia 29 de março, no Guilhermão. Uma professora do Departamento de Design entrou em contato com o projeto assim que um ex-aluno, hoje trabalhando na área de Design Automotivo no exterior, disse que ia estar em Bauru, demonstrando o interesse de ministrar uma palestra aos estudantes. O caráter abrangente da área faz com que sejam muitas as alternativas de trabalhar no ramo. Por isso o projeto procura manter sempre um equilíbrio entre as áreas de atuação, seja de produto ou gráfico, para não tornar as oficinas e eventos repetitivos.

A terceira vertente é a divulgação de trabalhos de conclusão de curso dos alunos de DI com as chamadas para os TCCs. O grupo produz vídeos e os disponibilizam no Facebook, com objetivo de estimular o pessoal dos primeiros anos a ver os trabalhos finais e criar uma identificação, promovendo a troca de conhecimento.

Mesmo focado para os alunos do curso de Design, todas as palestras e oficinas ficam abertas à comunidade e a todos aqueles que se interessam pela área. O SOMA abre portas não só nesse sentido, mas também no de agregar conhecimento de diversas áreas ao repertório dos alunos, motivando-os a seguir em frente e a repassar, num futuro, toda sua experiência.

Depois do Domingo Automotivo, o grupo percebeu a necessidade de unir outras demandas que alunos de Relações Públicas, Jornalismo e Rádio e TV poderiam contribuir, e pensam, mais para frente, em abrir seu processo seletivo para estudantes desses cursos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Meus agradecimentos à equipe SOMA, principalmente à Marianne Yoshiyassu e aos outros integrantes Marcos Takeshi Matsumoto, Daniela B. A. Pereira e Caio Martins que me contaram mais sobre o projeto e importância no curso de Design.

Maria Tebet 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s