Tecnologia

Liter of Light, Pepsi e Snapchat: uma combinação iluminada

Já falamos do Snapchat e de sua interatividade aqui no blog, mas você sabia que ele também pode servir para divulgar movimentos e projetos sociais de uma forma muito bacana? Foi o que o viner (e agora snapchatter) Jerome Jarre fez no começo de março. Com o patrocínio da Pepsi e a parceria com a Fundação MyShelter, o francês foi para as Filipinas conhecer e ajudar o projeto Liter of Light, que tem como objetivo levar luz para comunidades que vivem sem eletricidade.

O projeto funciona da seguinte maneira: a ONG utiliza garrafas PET transparentes, geralmente de 1,5L, e a preenchem com água e um pouco de água sanitária. Elas são instaladas nos tetos das casas e a água na garrafa refrata a luz solar, com a potência de uma lâmpada de 55 watts. A ideia foi criada pelo brasileiro Alfredo Moser, em 2002, e adotada pela MyShelter em 2011. Hoje, o movimento já iluminou mais de 28 mil casas e a vida de 70 mil pessoas. E o número só tende a continuar crescendo.

E sabe como o snapchat entra nisso? Jerome Jarre foi até as Filipinas e colocou a mão na massa, documentando cada movimento seu nos vilarejos e também na construção das lâmpadas. Com vídeos curtos e fotos que duram 24 horas, ele publicou em sua ”história” no aplicativo cada passo da montagem, explicando como elas são feitas e funcionam e, depois, mostrou também a reação da população ao, finalmente, receber luz em suas casas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que está por trás da divulgação feita por Jerome é a a iniciativa Ignite the Light, da Pepsi. Cada vez que alguém escrever #PepsiChallenge no Facebok, Twitter, Instagram ou Youtube, a marca irá doar um dólar para a Liter of Light. O projeto inclusive conta com uma turnê internacional de artes pra divulgar o projeto, sendo que a primeira instalação, feita pelo renomado designer Nicola Formichetti, já está exposta em Hong Kong. Jerome também foi para lá e documentou em seu snapchat a visita, quando conheceu fãs, divulgou a hashtag e inclusive instalou lâmpadas.

Escultura de Nicola Formichetti
Escultura de Nicola Formichetti

por Marina Moia

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s