Artes Visuais, Cursos

Protesto e arte

Não importa o país, a classe social ou a cor da pele: mulheres não querem ser assediadas nas ruas. Seja no caminho para o trabalho, para a escola, para um almoço ou até a padaria da esquina, todas as mulheres estão sujeitas a cantadas e agressões verbais (que podem até mesmo evoluir para assédios físicos em alguns casos mais graves). Pensando nisso, a artista de rua norte-americana Tatyana Fazlalizadeh criou o projeto Stop Telling Woman to Smile (Pare de Mandar as Mulheres Sorrirem), que expõe em espaços públicos de Nova York retratos de mulheres que já foram vítimas de tais assédios, com citações das mesmas.

Segundo a artista, o nome do projeto é inspirado na constante pressão que as mulheres sofrem todos os dias para estarem sempre sorrindo, sempre simpáticas e, o pior, aturarem as agressões de maneira educada e sem revidar. As mulheres não devem nada a nenhum homem e, por essa razão, ela decidiu criar a série.

"Assediar mulheres não prova sua masculinidade"
“Assediar mulheres não prova sua masculinidade”

“Assédios nas ruas é um problema sério que afeta mulheres no mundo todo. Esse projeto pega as vozes das mulheres, seus rostos, e os coloca na rua – criando um presença corajosa para mulheres num ambiente em que elas tantas vezes se sentem desconfortáveis e inseguras”, diz Tatyana em seu site.

O projeto, criado em 2012, está ultrapassando barreiras e já chegou em outras cidades dos EUA, como Filadélfia e Chicago. E também pretende chegar a outras grandes cidades do mundo, como já aconteceu na Cidade do México. O projeto na cidade latino-americana foi feito em parceria com o site Fusion Digital e, juntos, criaram um portal incrível e interativo não somente com fotos das artes, mas também com diversos vídeos de depoimentos das mulheres escolhidas e making-of do processo todo. Vale à pena conferir!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para saber ainda mais sobre esse projeto lindo e inspirador, acesse também o Tumblr do Stop Telling Woman to Smile ou então veja mais projetos da artista Tatyana em seu site pessoal.

Por Marina Moia

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s