Oportunidades, Pela Faac

Ei, bixos! A melhor fase de sua vida chegou

Esse texto vai para você que está ingressando na Unesp, “bixo” ou calouro, como preferir. Você está prestes a viver alguns dos melhores momentos de sua vida. Parece que todos falam isso, mas tente entender o porquê de isso ser tão repetido por várias pessoas. A universidade te proporciona experiências realmente únicas. E não estou falando apenas de diversão, festas, amigos novos e muitos momentos engraçados.

Estar na faculdade te leva a repensar seu senso crítico, suas crenças e ideologias. Isso não quer dizer que necessariamente você precise se tornar alguém com pensamentos totalmente opostos, mas o momento de reflexão é proveitoso e com certeza vai te tornar mais maduro, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Mas vamos falar sobre as oportunidades de desenvolvimento durante seus anos de graduação na universidade.

IMG_4866
Bem vindos, bixos e bixetes de 2015. Aproveitem uma das melhores fases de suas vidas (Foto: ACI/FAAC – Unesp)

Você já ouviu falar de empresa júnior? Elas são empresas sem fins lucrativos formadas por alunos que ainda estão na graduação e seus grandes pontos positivos são a proximidade com o mercado, o entendimento de uma empresa e suas diretorias ou setores. Além disso, dá a oportunidade aos alunos de realizarem projetos para o mercado de trabalho. Na FAAC, você encontra a RPjr, Jornal Jr., Locomotiva e a Design jr. Achou legal? Os processos seletivos geralmente abrem no início do semestre, então fique ligado!

Outra oportunidade presente na graduação são os projetos de extensão. Eles têm o intuito de aliar a teoria aprendida na sala de aula com a prática da futura profissão. As áreas de atuação dos projetos são inúmeras: na FAAC, temos desde os Laboratórios Solidários de Design (LabSol) até a Agência Propagação, que foca na publicidade. Além, há também jornais comunitários, como o Voz do Niceia, a Biblioteca Falada, que transforma livros em áudio para maior acessibilidade, e a própria ACI! A principal diferença de um projeto de extensão é que ele te proporciona novos relacionamentos, complementação do conteúdo da grade curricular e, em alguns casos, bolsas de auxílio aos envolvidos.

Caso você esteja se perguntando “mas e a parte acadêmica?”, a universidade também apresenta possibilidades para isso. A iniciação científica é sua chance de escrever e publicar um projeto científico de variados temas. Para fazer uma iniciação, basta ter um tema específico e achar um professor interessado em te orientar. A partir disso, começa o período de pesquisa sobre o assunto. As bolsas de iniciação vêm de duas fontes diferentes, a Fapesp e a CNPQ. Ambas possuem auxílio e são uma importante ajuda na renda de quem é universitário.

Entretanto, se você ainda não está satisfeito e seu principal objetivo é viajar e estudar em outros países, conhecer culturas diferentes, você também tem essa oportunidade na Universidade. Os intercâmbios representam uma grande chance de você se desenvolver, tanto no aspecto linguístico quando intelectual. Com ou sem bolsa integral, trata-se de uma grande chance de ter contato com outras culturas, estudando e com auxílio completo da Universidade. Basta ficar ligado nos editais e também em seu coeficiente de rendimento.

Essa são algumas das oportunidades que a Universidade Estadual Paulista te proporciona. Por questões de afinidade, escolha aquelas que mais vão te trazer prazer e conhecimento. Tudo depende do seu interesse durante a graduação. Festas e integrações também são importantes durante esse momento. Mas, com certeza, esses serão alguns dos melhores anos de sua vida. É possível sair, curtir e, ainda assim, aproveitar as chances oferecidas pela universidade. Sejam bem vindos e aproveitem ao máximo!

por Felipe Picoli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s