Cursos, Publicidade

A fantástica publicidade do Super Bowl

Você pode até não saber o que é, mas cada vez mais pessoas sabem – e acompanham – o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano nos EUA. E o jogo não é a única atração desse espetáculo. Sim, espetáculo. Não se sabe ao certo quando, mas o Super Bowl deixou de ser apenas um jogo, uma final de campeonato, por mais que esse seja o motivo de tudo o que acontece ali. Inclusive, muitos começam a se questionar se a partida ainda é a principal razão das pessoas assistirem ao evento. Para se ter uma ideia, no Super Bowl XLIX, que aconteceu no último dia 1º, a estimativa de audiência apenas nos EUA foi de 114,5 milhões. Mas grande parte dos que assistem estão mais interessados no show do intervalo ou nos comerciais.

Realizado anualmente e sempre no começo do ano, entre janeiro e fevereiro, o Super Bowl é um dos únicos eventos que é assistido em praticamente todo território norte-americano, por quase todas as faixas etárias, por ser o esporte número um no país. A liga, NFL, que na verdade é uma empresa privada, ao contrário do que acontece com ligas esportivas em outros países, percebeu o potencial que tinha em mãos já na década de 1970, poucos anos depois do Super Bowl I (que aconteceu em 1967). Mas foi a partir das décadas de 1980 e 1990 que os valores passaram a ser astronômicos. Os intervalos passaram a ter shows de bandas e cantores mundialmente famosos, o que elevou muito a audiência e os valores para anunciantes.

Os comerciais, inclusive, são um espetáculo a parte, e muitos assistem ao Super Bowl apenas por causa deles. Empresas como Apple, General Motors, Doritos e Budweiser estão entre os anunciantes mais famosos há anos e suas superproduções para serem exibidas por poucos segundos são incríveis. Inclusive, muitas empresas questionam se o investimento vale a pena. Por um preço de US$ 4,5 milhões por 30 segundos, os publicitários ficam em dúvida se a visibilidade vai trazer o retorno necessário em vendas.

Mas eles encontraram alternativas na internet. Em 2011, a Volkswagen lançou seu comercial no YouTube na quarta-feira (o jogo seria no domingo). Até o momento do jogo, o vídeo já possuía 17 milhões de visualizações, o que aumentou ainda mais depois do evento, tornando-o o comercial mais visto na história do Super Bowl, e o segundo mais visto de toda a história. Desde então, todos os anos, meses antes da realização do Super Bowl, começam a surgir prévias dos comerciais e até mesmo os vídeos completos, gerando retorno para as empresas por visualizações na internet mesmo antes do jogo.

A NFL exibe a final do campeonato em todo o mundo, mas esses comerciais são transmitidos apenas nas emissoras norte-americanas, o que justifica mais ainda a exibição antecipada na internet. Entretanto, não espantaria ninguém se esses comerciais forem transmitidos em todo o mundo nos próximos anos, visto o preço que os anunciantes pagam.

Por fim, vale muito a pena acompanhar o hype em torno do Super Bowl, que começa em dezembro e não acaba depois do apito final. As estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas para anunciar seus produtos sempre surpreendem, sem falar, é claro, nas grandes produções para vídeos tão curtos. Certamente, o Super Bowl já se tornou um nicho muito específico e particularmente forte na publicidade norte-americana, que é referência para todo o mundo, e que ainda é pouco explorada no Brasil. Abaixo, você pode ver alguns dos comerciais mais marcantes da história, e no link, todos os do Super Bowl XLIX, de 2015.

The Force: Volkswagen Commercial, 2011

Apple, 1984

Budweiser “Lost Dog”, 2015

Top 10” melhores comerciais do Super Bowl de todos os tempos

Todos os comerciais do Super Bowl XLIX, de 2015, e de outros Super Bowls.

Por Alexandre Wolf

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s