Cursos, Relações Públicas

Importância do Media Training e a possibilidade para o RP

Em um mundo onde as informações são rápidas e acessíveis, é preciso saber se comportar perante a mídia, pois qualquer deslize com a mesma pode afetar a imagem de toda uma empresa. E é ai que o Media Training entra!  Você deve estar se perguntando ‘’Mas o que é Media Training?’’, certo? Pois bem, é um treinamento executivo que capacita seus participantes a exercerem a função de representantes institucionais diante da opinião pública, especialmente no relacionamento com a imprensa, que é responsável por mediar as relações entre a instituição e a sociedade.

A relevância deste tema tem sido crescente entre os gestores públicos e executivos devido ao reconhecimento de sua importância nos meios corporativos, pois o bom relacionamento com a mídia tornou-se uma ferramenta indispensável, já que tudo o que for dito pelo porta-voz representa a imagem da empresa e qualquer deslize pode comprometer toda organização. Visto isso, percebe-se que a importância do treinamento deve ser enxergada como uma vantagem competitiva para a organização, sendo necessário para estratégia da empresa e não apenas nos momentos de crise.

Este treinamento de mídia envolve práticas como: capacitar o participante para ter uma postura proativa no trato com os meios de comunicação de massa; preparar o participante para lidar com situações de crise; abordar técnicas para trabalhar as informações e construir as mensagens a serem repassadas ao público por meio da imprensa, além de discutir técnicas para lidar com situações de crise, utilizando situações reais recentes para a apresentação de cases; proporcionar simulações de situações práticas de contato com a imprensa (mídia impressa, radiofônica, on-line e televisiva), acompanhadas da avaliação do desempenho dos participantes com análise personalizada, orientações de como portar-se nos diversos casos e elaboração de um plano de desenvolvimento focado nas dificuldades observadas.

Também é possível fomentar a discussão sobre o papel dos participantes como representantes institucionais, fornecer subsídios para que os executivos compreendam as responsabilidades do representante na construção da imagem da instituição e prepará-los para fazer uso dos meios de comunicação a fim de atingir os objetivos da instituição; orientações e dicas sobre o comportamento do entrevistado frente às câmeras e microfones: postura, consultoria de moda, dicção, construção de texto, tempo de entrevista e forma de tratar os jornalistas.

E onde entra o profissional de Relações Públicas? Por ser uma carreira abrangente, com experiências em gestão de crises e capacitada para lidar com os diversos tipos de públicos, podemos sim nos envolver mais nesta área, apesar de ser uma predominantemente jornalista. Em conversa com a jornalista especialista em Media Training, Aurea Regina de Sá, ela explica que seria interessante o trabalho do RP para falar sobre a gestão de crises para os participantes em parceria com um jornalista (pois é necessário técnicas de redação).

Para finalizar gostaria de deixar alguns pequenos lembretes que poderão lhe ajudar em entrevistas e comunicação com o público do livro ‘’Media Training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade’’ de Nancy Assad e Reinaldo Passadori:

  • Dose o que pode ou não ser dito;
  • Cuidado com o que é dito antes e depois das entrevistas;
  • Dê respostas sinceras e diretas;
  • Seja gentil e educado com o entrevistado, mas sem bajular;
  • Pense duas vezes antes de disparar qualquer sílaba;
  • Faça comentários pertinentes;
  • Preste atenção às perguntas;
  • Lembre-se da frase de Sócrates: ‘’ Pense como pensam os sábios, mas fale como as pessoas simples’’.

Se interessou pelo assunto?  Deixo como dica o livro citado acima e o vídeo da Jornalista Aurea de Sá no programa do Jô falando um pouco sobre o Media Training.

Por Giovana Gushikem

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s