Cursos, Design, Oportunidades

Impressoras 3D e um mundo de possibilidades

Comida, maquiagem, braços robóticos, esculturas e ursinhos de pelúcia são apenas algumas coisas que a tecnologia da impressora 3D pode criar. Apesar de ser uma invenção relativamente recente, ela já está expandindo para diversos tipos de mercados e possibilidades. Agências de publicidade também já estão utilizando as impressoras para seus projetos, como podemos ver em “Touchable Memories”, realizado pela agência espanhola Lola para a empresa de impressão Pirate 3D. A proposta do vídeo foi convidar pessoas com deficiência visual para que pudessem “tocar suas memórias”. Ao transformarem fotos em criações tridimensionais, a empresa proporcionou aos voluntários momentos únicos, já que eles não podem mais ver tais fotografias que são tão importantes para suas histórias.

Uma novidade interessante no campo desses impressoras é a Mink, aparelho que permite criar maquiagens em cores customizadas. Com esta impressora, será possível criar blushes, sombras, batons e outros tipos de cosméticos em qualquer tom que o usuário desejar. E a melhor notícia é que o preço sugerido não é exorbitante, se comparado com outros produtos do gênero: 200 dólares.

Para aqueles que se interessam por design e gostar de desenhar, então a caneta Lix é a invenção perfeita. Ela permite criar obras e desenhos no ar e logo estará disponível para pré-venda em seu site oficial. Com ela, será possível desenhar desde esculturas a itens de decoração. Para usá-la, basta ligar a caneta em uma conexão USB e receber os filamentos específicos. A Lix é um produto que tem grande potencial para revolucionar a área de design.

Não podemos deixar de falar também da impressora amiga do meio ambiente, a 3D-Reprinter. Ela funciona a partir de materiais plásticos recicláveis, como garrafas pets, usadas diariamente pela população. Apesar de ainda ser um conceito, a impressora tem grandes chances de virar realidade e pode ajudar muito na preservação do planeta ao reciclar produtos que demoram tanto para se decompor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas não precisamos ir muito longe para encontrarmos tecnologias como estas citadas acima. No Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP) da FAAC/UNESP estão disponíveis para alunos da graduação e pós-graduação: três impressoras 3D, um scanner 3D, duas máquinas de usinagem CNC, entre outras tecnologias. Com esses aparelhos, o CADEP consegue auxiliar os docentes em seu crescimento profissional, no investimento e crescimento das pesquisas na área e também presta serviços externos, atendendo as necessidades da indústria local e regional. Para conhecer mais sobre o trabalho do Centro, acesse o site e a página oficial do Facebook.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Marina Moia

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s