Perfil de trabalho, Séries Especiais

Projetando o futuro

Continuando a nossa série “Perfil de Trabalho”, o curso da vez é o de Design. Quem topou contar sua experiência é Victor Herrera, formado em Design de Produto pela Unesp em 2013.Victor

Quando ainda escolhia as opções do vestibular, o curso na FAAC era um pouco diferente: Design de Produto e Design Gráfico eram dois cursos separados, e o aluno escolhia a área logo na inscrição para o vestibular.

Sobre a formação da Unesp, Victor destaca o grande enfoque das áreas sociais, principalmente no início. Ele contou que “as aulas dos primeiros anos, pelo curso ser de humanas, eram focadas no comportamento humano e nas interações dele com a sociedade”. Ele acredita ter podido colocar esses aprendizados na prática, principalmente nos desafios de morar em comunidade com pessoas até então desconhecidas.

Durante a graduação, sempre focou nas atividades extra-acadêmicas, em que destaca um projeto de mestrado cujo uma das atividades era coletar dados antropométricos de mãos infantis. Lá, pôde conhecer várias escolas e crianças da cidade de Bauru e compartilhou diversas histórias.

No último semestre, fez estágio em Design Gráfico, área que aprendeu a gostar durante a faculdade graças aos amigos da república onde morava. A experiência adquirida foi essencial, chegando até a afirmar que ele só tem um espaço no mercado de trabalho graças ao estágio na área de marketing de uma grande empresa de serviços financeiros da região de Bauru.

Um dos pontos mais importantes da faculdade, segundo ele, é o fato de nos transformar a todo momento. Sobre as expectativas que possuía ao entrar no curso, afirma que elas definitivamente não se cumpriram, mas isso não quer dizer que ele tenha se decepcionado com o que encontrou pelo caminho, e sim que a faculdade mudou seu pensamento sobre os próprios pontos de vista. Durante a graduação, por exemplo, tinha muita expectativa de trabalhar no segmento de eletroeletrônicos, e, nas fases finais, possuía muito apreço pela área de Design Gráfico e Marketing.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o que esperava do mercado de trabalho quando estava prestes a se formar, Victor conta que o sucesso financeiro sempre vem em mente, mas que deixou de ser primordial. Vontades que antes eram secundárias tornaram-se essenciais, como qualidade de vida e felicidade no trabalho.

Embora destaque a importância da formação humana da faculdade, o designer admite que o curso possui algumas falhas. Segundo ele, a universidade peca na preparação para o operacional, como funcionário, e prioriza o aspecto pesquisador e pensador. Ele aconselha manter uma alta atividade de cursos extra-acadêmicos ou estágios prematuros, caso recomende a faculdade para alguém cujo interesse seja o mercado de trabalho.

Por fim, ao falar sobre os planos para o futuro, ele conta: “os planos mudam a todo o momento, mas não deixo de lado minha felicidade, fazer o que gosto e nunca perder minha paixão pelo que faço. Pretendo conciliar meu trabalho com algum MBA na área. Meu sonho profissional é ser a cada dia melhor do que fui ontem, evoluir tecnicamente e principalmente na relação entre pessoas”, finaliza.

Por Alexandre Wolf

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s