Eventos, Pela Faac

Projeto Formiguinha organiza Pousada Cultural

O Projeto Formiguinha conta com a participação de vários estudantes da Unesp. Neste final de semana, os voluntários organizam o “Pousada Cultural”, que vai reunir uma programação com diversas atividades, como shows, teatros e dança. O objetivo do evento é angariar fundos para a reforma da sede do Formiguinha, como a reforma da cozinha. “Nosso objetivo é sair do evento com um capital inicial para essa reforma, mas desejamos leva a comunidade conosco e criarmos mais oportunidades”, diz Aline Ramos, uma das voluntárias do Formiguinha e estudante de Jornalismo na Unesp. Confira a entrevista com Aline, que conta mais sobre o evento deste fim de semana e do projeto em si.

10646709_712140052200770_4001445023306003822_n
Evento é organizado pelo projeto Formiguinha

Quais serão as atrações do Pousada Cultural?

O Pousada Cultural apresentará uma ampla programação com mais de 30 atividades culturais entre shows, apresentações de teatro, dança, circo, exposição fotográfica, além de oficinas e prestação de serviços como corte de cabelo, manicure e aferição de pressão.

Como surgiu a ideia?

A ideia surgiu da necessidade que sentimos de nos aproximarmos da comunidade em que o projeto está inserido. Não adianta atendermos as crianças apenas do portão para dentro, é preciso expandir isso. As crianças não convivem somente conosco, somos só uma parte do dia delas. Elas vivem com suas famílias, amigos, escola, rua e comunidade. A cultura é um meio fantástico para que essa interação e construção de uma nova realidade no bairro seja realidade. Por estarmos lá, sentimos os mesmos problemas que os moradores da região, desde o asfalto que não chega, a lombada que não existe nas ruas com escolas, até mesmo na falta de opções culturais e valorização da cultura local. Atualmente temos algumas metas de infraestrutura para a sede do Projeto Formiguinha como a reforma da cozinha, nosso objetivo é sair do evento com um capital inicial para essa reforma, mas desejamos levar a comunidade conosco e criarmos mais oportunidades.

E como foi a organização, a elaboração das oficinas e tal?

O evento tomou a proporção dos sonhos de cada pessoa que colaborou para a construção de uma programação tão rica. Todo mundo tem algo para oferecer para o mundo, basta explorarmos isso e a estimularmos cada vez mais. Apenas entramos em contato com amigos e conhecidos e quando nos demos conta, o evento já estava completo. A nossa programação foi uma construção coletiva baseada na pergunta “como você pode nos ajudar?”. E o retorno foi maravilhoso, fico feliz que existam tantas pessoas que queiram construir algo tão bonito.

Qual o objetivo do evento e como ele se encaixa na proposta do projeto Formiguinha?

No Projeto Formiguinha trabalhamos com as crianças com o ideal de que não ensinaremos nada, mas criaremos pontes e ofereceremos oportunidades para que elas possam escolher o seu caminho. E esse é o nosso objetivo com Pousada Cultural, oferecer meios para que a comunidade possa se desenvolver ganhando maior visibilidade das autoridades locais e região. Nossa proposta segue o modelo da “Virada Cultural” das cidades do interior, evento organizado anualmente pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa é linda, mas não chefa nas periferias. Em Bauru, por exemplo, o evento se concentra no Teatro Municipal, no Sesc e no Parque Vitória Régia. Mas e os outros bairros que formam Bauru, onde ficam? A nossa proposta é justamente descentralizar o circuito cultural da cidade e construir novos espaços de convivência e troca de cultura e experiências. Essa é a grande riqueza do evento.

E como está o Formiguinha com a greve, vocês continuam trabalhando por lá nesse período?

Durante a greve as atividades continuam normalmente, a universidade para, mas a vida não, né? Aliás, justamente por estarmos em greve que muitos voluntários podem se dedicar mais ao projeto e na organização do Pousada Cultural.

Por fim, quais são os planos para o resto do ano: vocês já têm algum evento planejado?

Durante a organização do Pousada Cultural nossas ideias fervilharão e surgirão diversas ideias para eventos dentro da comunidade. Não temos nada marcado, mas ideias e disposição não falta. A unica certeza que temos é que ano que vem o Pousada Cultural terá a sua segunda edição.

por Gabriel de Castro

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s