Eventos, Pela Faac

Curtas, animação e Bauru: tudo a ver

Bauru é uma cidade que vem aumentando seu contingente de eventos culturais com o passar do tempo. Viradas e Reviradas Culturais já são uma tradição na cidade, assim como o Primeiro de Maio, Primeiro de Agosto e a Parada da Diversidade. Porém não são só dos eventos clássicos que vive a cidade.

No ano passado, aconteceu pela primeira vez em terras bauruenses uma mostra de curtas de animação realizada pela Prefeitura de Bauru e Secretaria de Cultura, por intermédio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura – o AnimaBru. A aluna de Relações Públicas na Unesp de Bauru, Giovanna Preti, é estagiária no MIS desde o ano passado e participou de todas as etapas de criação e desenvolvimento do projeto. Em entrevista, ela contou um pouco da proposta do evento pioneiro na cidade: “Além de apresentar ao público de todas as idades o cinema de animação, nosso principal objetivo com a mostra é incentivar a produção em Bauru. A cidade tem um grande potencial, existem vários grupos culturais, escolas municipais e estaduais com recursos técnicos e cursos em universidades que tem essa potencialidade de produção”, diz.

Na inauguração em 2013, o evento contou com a inscrição de 35 curtas vindos de diversos cantos do Brasil: Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Pelotas, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Vitória e Brasília, além de Bauru, que participou com seis filmes. Giovanna também falou um pouco sobre a repercussão do AnimaBru em seu ano de estreia: “Foi acima do esperado. Alcançamos nosso principal objetivo que era apresentar o AnimaBru como uma mostra democrática: as produções vieram de universidades, de alunos do Ensino Fundamental e Médio, de Coletivos e de grandes equipes dos mais diversos lugares. Além disso, os curtas tiveram diversidade de temas e técnicas, valorizando a expressividade das culturas locais”.

AnimaBru na praça no Jardim Redentor em 2013 (Foto: facebook.com/animabru2013)
AnimaBru na praça no Jardim Redentor em 2013 (Foto: facebook.com/animabru2013)

A segunda edição do evento já está com as inscrições abertas e datas definidas: entre 23 e 28 de outubro, que também é o dia mundial da Animação. As produções, que podem ser inscritas até o dia 30 deste mês, poderão se utilizar de qualquer técnica do cinema de animação: desde a clássica ou tradicional (técnica de desenho animado que é feita à mão livre com a utilização de materiais como papéis, lápis e canetas) à animação digital utilizada para criar imagens em movimento utilizando computadores, mais especificamente usando recursos de computação gráfica, passando pelo stop motion, ou uma combinação de técnicas, contanto que tenham duração máxima de 20 minutos.

O II AnimaBru ainda não tem sua programação definida, mas até o meio de outubro deve estar disponível no site do MISB. Para fazer sua inscrição gratuita, basta entrar no link e preencher o formulário. Você pode também curtir a página deles no Facebook e acompanhar passo a passo a formação desse evento muito animado!

Como uma prévia, encontramos uma lista de 10 curtas animados que você tem que assistir! Inspire-se e prepare-se para a mostra, seja como produtor ou telespectador :)

 

por Mayara Abreu Mendes

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s