Cursos, Jornalismo

Precisamos falar sobre Jornalismo Ambiental

Frio, ameaça de greve no metrô em São Paulo e uma boa expectativa: conhecer grandes profissionais, aprender, e ouvir sobre meio ambiente. Colocando a questão ambiental em pauta na primeira semana do mês de junho, a Semana Estado de Jornalismo Ambiental promove aos alunos de jornalismo de todas as universidades do país palestras com especialistas em meio ambiente, representantes de ONGs ambientais e jornalistas.

A importância do evento é evidente, e desde o início comentada pelos palestrantes. “A questão ambiental não é prioridade no Jornalismo”, disse Dener Giovanini, ambientalista e documentarista. Ele e Manoel Serrão, da Funbio, foram os convidados do primeiro painel do primeiro dia, 3, “Preservar é legal”. O uso equivocado do termo “sustentável”, sempre aliado ao consumo, foi um fato observado na apresentação de Dener, que deu atenção também ao poder do jornalista em ser a voz questionadora e o tradutor das questões ambientais para a população. A escassez da água e a busca por soluções foram os tópicos do segundo painel da tarde.

Na manhã do segundo dia, 4, uma aula – especialíssima – sobre jornalismo colaborativo e investigativo com Marina Amaral, diretora de Jornalismo da Agência Pública. Com uma alegria contagiante, Marina contou um pouco sobre os bastidores do projeto que coordenou, o “Amazônia Pública”, e deu muitas dicas sobre o trabalho de investigação jornalística.

No período da tarde, uma pergunta oportuna iniciou o painel “Receitas de Preservação”: “Como então transformar o meio ambiente em pauta do dia?” Cláudia Gaigher, jornalista na TV Morena e Rede Globo, responde, mostrando suas reportagens como um exemplo de popularizar e desmistificar assuntos sobre a natureza. Em seguida, veio o painel “Energia nossa de cada dia”, dando um panorama abrangente sobre a situação das hidrelétricas no Brasil e de outras fontes de energia.

Na quinta-feira, 5, quando o evento já se dirigia ao seu terceiro dia de atividades, Gustavo Faleiros, editor do InfoAmazonia e coordenador da Earth Journalism Network falou aos ouvintes sobre jornalismo de dados e Amazônia num workshop completo, com dicas de fontes e aplicativos capazes de produzir gráficos e mapas de queimada e desmatamento. Entre eles, algumas demonstrações da complexidade do Google Earth fizeram com que a plateia se empolgasse e fizesse uma série de perguntas para o palestrante, que permaneceu até o período da tarde em conversas informais.

O terceiro painel levou o tema do Direito Ambiental, discutido por Daniel Santini, da Repórter Brasil, e por Flavia Scabin, que tratou mais especificamente da situação de Belo Monte com uma série de informações sobre os conflitos com os indígenas e as demais populações ribeirinhas. Na sequência, quem conquistou a simpatia da plateia foi Fabiano Gullane, um dos produtores do filme “Amazônia”, ao qual os participantes da Semana Estado de Jornalismo Ambiental puderam assistir em sessão exclusiva na manhã de sexta-feira, no Shopping JK Iguatemi. Ao lado dele, Paulina Chamorro narrou suas experiências como produtora e como jornalista ambiental há mais de 15 anos, atualmente na função de radialista da Eldorado.

Para o encerramento, no dia 6, um painel único com três palestrantes debateu os temas de “Temperatura e Precipitação” e oceano, com a repórter convidada de Valor Econômico, Daniela Chiaretti, que contou um pouco a respeito de suas viagens aos extremos do planeta, ao norte da Noruega e à Antártida.

Com as despedidas, ficaram também as saudades e as lembranças de um aprendizado completo sobre meio ambiente e sustentabilidade. Além disto, para os participantes, permanecem as expectativas quanto ao anúncio do grande vencedor do 2º Prêmio Tetra Pak, que ganhará uma viagem de 9 dias a Austin, nos Estados Unidos, para um programa de estágio do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

por Ana Beatriz Ferreira e Maria Tebet

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s