Tecnologia

Rede do mercado

Em um mercado em que empresas alcançam valores de negócios inimagináveis, com uma empresa no ramo que concentra mais de 70% dos usuários de internet, o LinkedIn surge como uma ferramenta útil para aqueles em busca de emprego.

Apesar de ter o Facebook como principal marca no setor de mídias sociais, o LinkedIn se valoriza no meio por se apresentar como uma proposta bem diferente da empresa de Mark Zuckerberg. Ao contrário do Google+, que se apresenta como alternativa ao Facebook, o LinkedIn abre um leque de possibilidades no que diz respeito a currículo.

Criada em 2002, a empresa lançou a rede em maio de 2003, tendo alcançado a marca de 16 milhões de usuários quatro anos depois, em 2007. Hoje, passou dos 250 milhões de usuários, espalhados por mais de 200 países. Os Estados Unidos concentram a maioria dos membros da rede social (93 milhões), enquanto o Brasil aparece como terceiro país com mais contas (16 milhões).

(Fonte: forbes.com)
(Fonte: forbes.com)

O sucesso da rede é explicado pelo crescimento exponencial de mão-de-obra qualificada e ingressante no mercado de trabalho. O acesso em um perfil de LinkedIn pode gerar interesse de uma empresa, bem como criar laços profissionais, que podem ser muito úteis.

A quantidade de usuários, principalmente em comparação com o Facebook, é bem pequena. Os números, porém, são explicados pela segmentação da rede e pelo seu foco exclusivo na divulgação de perfis profissionais.

Por essa razão, o LinkedIn só é buscado, muitas vezes, quando os usuários estão à procura de emprego. O processo é de médio a longo prazo, sendo que muitos headhunters vão atrás de possíveis candidatos enquanto eles ainda estão em seus devidos empregos.

Além de criar o perfil, é muito importante que o usuário estabeleça as relações pela rede. Procure pessoas formadas em sua faculdade, veja qual a atual situação de emprego deles, e estabeleça seu próprio networking. Basta começar por aqui.

 

por Gabriel de Castro

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s