Tecnologia

A Era da Interação

Há alguns anos, esse tipo de função era apenas imaginação. De repente, surge uma nova área de trabalho para comunicação, e uma interação enorme entre empresas e consumidores. Estamos falando do setor de “social media”, no qual a área de comunicação de uma empresa faz sua publicidade online e em tempo real.

(Foto: postcron.com)
(Foto: postcron.com)

Apesar de existir há bastante tempo, apenas recentemente o potencial de publicidade da internet começou a ser utilizado por grandes marcas, e em seguida, pelas menores. Podemos associar seu surgimento com o Twitter, mas sua expansão aconteceu, de fato, no Facebook, já que suas ferramentas são mais favoráveis à propaganda.

A ideia é estabelecer uma relação mais constante com os consumidores, e, consequentemente, fortalecer o nome da marca. Empresas alimentícias, restaurantes, marcas de roupas e acessórios e até bancos possuem presença fortíssima na internet. A qualquer momento, é possível divulgar uma imagem ou vídeo com informações sobre um produto ou promoção, atraindo as pessoas para o consumo.

McDonald's e suas 4,6 milhões de curtidas: exemplo de que a relação redes sociais e publicidade realmente funciona
McDonald’s e suas 4,6 milhões de curtidas: exemplo de que a relação redes sociais e publicidade realmente funciona

Muitas vezes, quando as páginas são de prestadoras de serviços, elas servem também como forma de “atendimento ao cliente”. As pessoas comentam e mandam mensagens relatando eventuais problemas e facilitando sua solução.

O que chama mais atenção nessa nova forma de marketing é que seu custo-benefício é excelente. Em comparação com televisão e rádio, a internet não possui “horário nobre” definido, e por isso, seu custo é menor. Além disso, cada vez mais as pessoas estão conectadas durante um longo período de tempo, o que aumenta a exibição do produto.

Em geral, podemos afirmar que o social media veio para ficar. É praticamente um tiro certeiro, tanto para empresas como para clientes. E ainda possui muito potencial a ser explorado. Resta sabermos como.

 

Por Alexandre Wolf

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s