Extensão, Pela Faac

Negócios de impacto social: uma nova forma de empreender

Você já pensou em ter um negócio que te possibilite impactar a sociedade e ainda ganhar dinheiro com isso? Você já se incomodou com os problemas sociais do seu país ou cidade? Se você já se fez essas perguntas alguma vez e não encontrou as respostas, os negócios de impacto social podem ser boas alternativas.

De acordo com a definição da Artemisia, organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil, negócios de impacto social são: empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. Uma frase que sintetiza o conceito de negócios de impacto social é: “entre mudar o mundo e ganhar dinheiro, fique com os dois”.

Um exemplo de negócio de impacto social no Brasil é Banco Pérola, um banco de micro crédito orientado para jovens das classes C, D e E que por não possuírem renda comprovada não conseguem acesso ao mercado tradicional de crédito. Dessa forma, o Banco Pérola (http://www.bancoperola.org.br/site/) oferece micro crédito orientado para esses jovens, que estão empreendendo pela primeira vez.

Nada melhor para esclarecer ainda mais esse conceito do que apresentar o Movimento CHOICE, a maior rede de universitários engajados em negócios de impacto social do Brasil.

ImagemCriado em 2011 pela ARTEMISIA para disseminar a discussão sobre o tema nas universidades, o Movimento CHOICE faz um convite para universitários inquietos, inovadores e empreendedores fazerem parte da nova geração que está mudando a forma de fazer negócios. O vídeo abaixo dá mais informações sobre o Movimento.

https://www.youtube.com/watch?v=3ElkiXmeYDM

A Unesp Bauru conta atualmente com duas embaixadoras do Movimento CHOICE, as estudantes de Relações Públicas Vanessa Sforsin e Camila Celestrino, responsáveis por dar workshops relacionados ao projeto, que são abertos ao público universitário.

Neste mês a equipe de Assessoria de Comunicação e Imprensa da FAAC participou de um workshop facilitado pelas embaixadoras do Movimento na Unesp Bauru.

ImagemPara saber mais sobre o CHOICE, acesse a página do Movimento no Facebook (www.facebook.com/artemisia.choice) ou o site da Artemisia (http://www.artemisia.org.br).

Por Beatriz Costa

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s