Cursos, Jornalismo

Natureza em foco: o prêmio Wildlife Photographer of the Year

Ouvi pela primeira vez o nome Wildlife Photographer of the Year em junho do ano passado, durante a Semana Estado de Jornalismo Ambiental, em São Paulo. O fotojornalista brasileiro Luciano Candisani, ganhador do prêmio em 2012 em uma das categorias, contou um pouco da sua experiência como fotógrafo de natureza em uma das palestras do evento e mostrou ao público presente trechos em vídeo dos bastidores da foto ganhadora.

Foto concorrente da categoria "The Gerald Durrell Award for the Endangered Wildlife" em 2011 (Foto: Cyril Ruoso)
Foto concorrente da categoria “The Gerald Durrell Award for the Endangered Wildlife” em 2011 (Foto: Cyril Ruoso)
maria 2
Foto ganhadora na categoria “Comportamento: Animais de Sangue-Frio” (Foto: Luciano Candisani)

Seja a foto de um jacaré de tocaia nas águas do Pantanal, de um grupo de pinguins imperadores, ou de uma família de avestruzes caminhando pelo deserto na Namíbia, as imagens vêm de todas as partes do mundo – no ano passado o prêmio teve a inscrição de 96 países. De quase 43 mil inicias, as qualidades estéticas são essenciais para a escolha das 100 fotos. Mas sua reflexão técnica e, muitas vezes, chocante, dos elementos da natureza é a marca do concurso, e o que faz dele um prêmio tão prestigiado.

Quinze profissionais internacionais da área da fotografia e meio ambiente – fotojornalistas, fotógrafos, editores, executivos e diretores – compõem o júri. As imagens são julgadas anonimamente por quatro etapas de avaliação crítica e coletiva. São 18 categorias, entre elas “Creative Visions”, “Young Wildlife” (10 Years and Under, 11-14 Years e 15-17 Years), “Wildlife Photojournalist Of The Year Award” e “The World In Our Hand Award”. E é na cerimônia de premiação que os ganhadores de cada categoria concorrem ao maior prêmio da competição: 10.000 libras ao Overall Winner.

maria 3
Ganhador da categoria “Wildlife Photojournalist of the Year Award”. Uma das seis fotos da reportagem fotográfica (Foto: Brent Stirton)

O concurso é organizado pela revista BBC Wildlife e pelo Museu de História Natural de Londres. Tive o imenso prazer e orgulho de visitar a exposição das melhores 100 fotos do ano passado. Talvez fosse apenas reflexo da personalidade londrina ou da manhã de um domingo, mas uma quietude e seriedade fluíam não só dos ambientes nos quais as fotos estavam expostas como também do público, que, assim como eu, se interessava por cada centímetro e informação estampados nas fotos.

Gastando alguns minutos para cada foto e lendo as informações abaixo delas, encontra-se um pequeno texto com depoimentos do próprio fotógrafo, contando como a foto foi feita e, em alguns casos, o que foi preciso para que ela tomasse forma. Na foto dos pinguins imperadores, por exemplo, o fotógrafo Paul Nicklen enfrentou o frio extremo da Antártida e ficou esperando a passagem dos pinguins parado, dentro da água e sob a ameaça de um ataque de focas, respirando com a ajuda de um snorkel.

10152653_650679135015736_3351509716517804471_n
Overall Winner no ano de 2012 (Foto: Paul Nicklen)

Todo o esforço valeu a pena e rendeu a ele o prêmio de Melhor Fotografia de Vida Selvagem em 2012. Valeu a pena, assim como para os outros milhares de fotógrafos que participam de eventos como esse a cada ano, e que colocam a grandiosidade e a importância da natureza sempre em foco. É a fotografia transmitindo mensagens à serviço da preservação do meio ambiente. Comemorando seu 50º aniversário esse ano, o Wildlife Photographer of the Year abriu ainda mais os meus olhos para o poder da imagem na transmissão de discurso e sentimento. E claro, para a importância do fotojornalista, aquele que transforma toda história em emoções possíveis de serem contadas.

maria 4
Museu de História Natural em Londres (Foto: Maria Tebet)

Por Maria Tebet

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s