Cursos, Relações Públicas

Marketing esportivo e a ascensão do faturamento

Você já ouviu falar sobre o marketing esportivo? Essa área de atuação, que evolui gradualmente no mundo da comunicação, tornou-se um grande ramo do marketing mundial e é muito explorada pela comunicação midiática. Atualmente, várias agências se especializaram nesse âmbito e ficaram famosas por isso. Um grande exemplo é a I9, fundada pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que agenciou jogadores como Lucas Moura, Neymar e o lutador e ex-campeão do UFC, Anderson Silva.

O marketing esportivo hoje tem uma importância muito maior do que podemos imaginar. A tecnologia e a revolução digital contribuíram muito para que o esporte virasse uma grande marca de identidade na publicidade, além de ser uma forma de se produzir a imagem de um atleta perante o mercado e o grande público.

Cristiano-Ronaldo-7-Nike-logo-design-identity-graphics

Vocês acham que craques como Cristiano Ronaldo e Neymar limitam seus faturamentos aos contratos com seus clubes? A resposta definitivamente é negativa. A marca CR7 e NJr11 se tornaram grandes potências do marketing esportivo. Hoje, por exemplo, a marca de refrigerante Guaraná Antártica, tem como garoto propaganda o jogador Neymar, mostrando toda sua potencialidade de expandir uma marca em todo território mundial. Outro exemplo é o da marca Seda, com comercial estrelado pelo astro português, que se garante com grande sucesso e ligação com o craque.

O marketing e o esporte se relacionam em diversos âmbitos, até mesmo o cinema e o consagrado personagem “Homem Aranha” se relacionaram com o futebol e sua popularidade. Em uma divulgação na Espanha, os goleiros Victor Valdés e Diego Lopez de Barcelona e Real Madrid respectivamente, participaram da divulgação do filme do herói norte americano, utilizando a famosa rivalidade entre o clube catalão e o de Madri como forma de aumentar o alcance.

Hoje, o atleta não é apenas consagrado pelo seu desempenho, mas também por protagonizar propagandas, campanhas e até mesmo filmes. David Beckham, jogador inglês recém-aposentado, por muito tempo foi o jogador com maior faturamento em marketing. Beckham jamais foi eleito o melhor jogador do mundo, mas sua potencialidade na publicidade e a marca que foi criada sobre sua imagem o tornaram durante muitos anos o jogador de futebol mais bem pago do mundo.

Além de todos esses fatores, podemos citar as gigantes marcas esportivas, já que todo atleta consagrado tem um patrocínio esportivo oficial. Enquanto a Adidas patrocina o argentino Lionel Messi, a Nike veicula sua marca com o português Cristiano Ronaldo.

O marketing esportivo hoje é um mercado de ampla expansão, com muitos profissionais se especializando nessa área. A comunicação cresce e muda seus interesses, portanto hoje uma identidade pautada em um forte marketing é essencial para o êxito dentro ou fora do esporte.

Por Felipe Picoli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s