Para Comunicadores, Pela Faac

A volta das correntes

Uma das melhores possibilidades da internet é de poder interagir com vários amigos ao mesmo tempo. Quando ela começou a se popularizar no Brasil, a diversão da grande maioria era enviar e receber e-mails divertidos. Eram as primeiras formas das conhecidas “correntes”, mensagens que a pessoa deve ler e enviar para seus outros contatos, podendo conter até algum desafio. Com o surgimento das redes sociais, principalmente o Orkut, elas se tornaram mais comuns e diversificadas, e qualquer pessoa poderia participar (ou até criar) alguma.

fiado
(Foto: Divulgação)

É difícil dizer exatamente quando começaram a surgir, mas talvez as primeiras correntes que se espalharam na internet eram para contribuir com alguma pessoa muito doente. Em seguida, começaram a ser divulgadas algumas correntes falsas, disseminadas por quem não era muito familiarizado com a internet e tinha a intenção de ajudar.

Com a popularização do Facebook, as correntes se tornaram mais simples graças à função de compartilhamento. Entretanto, ficaram esquecidas por um tempo. Foi então que a internet surpreendeu novamente e elas voltaram com muita força. Se não participou, você viu pelo menos um post das novas correntes na sua linha do tempo nos últimos dias. Dessa vez, elas se tornaram desafios, o que as deixa mais interessantes e dinâmicas. A primeira era o “desafio bávaro da cerveja”, onde a pessoa deveria postar um vídeo bebendo 500 ml da bebida de uma só vez, e desafiar outros amigos. Foi apenas o pontapé inicial para uma série de desafios: de poemas e poesias até versos bíblicos.

Não há dúvidas que surgirão outras correntes cada vez mais diferentes ao longo do tempo. Mas a internet é tão imprevisível, que é difícil imaginar como serão. As variações destes desafios estão fazendo sucesso atualmente, mas, como tudo na rede, cairão no esquecimento. Até que alguém decida trazê-las de volta.

por Alexandre Wolf

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s