Cursos, Publicidade

Selfie do Oscar: a verdade por trás de uma foto

Segunda-feira, 3 de março, e a cerimônia do Oscar foi uma das mais descontraídas dos últimos tempos. Apresentada por Ellen DeGeneres, a premiação chamou a atenção, entre outros motivos, por uma fotografia. E não uma dessas tiradas por fotógrafos profissionais, mas sim uma selfie de vários famosos, entre eles a própria Ellen, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Brad Pitt.

Para quem não sabe, selfie é um tipo de fotografia tirada, geralmente, com celular com câmera ou com câmera digital de mão e compartilhada na internet. A palavra em inglês é um neologismo originário do termo self-portrait, que significa autorretrato. Os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram o verbete selfie como a palavra do ano, devido ao fato de seu uso ter crescido 17000% em 2013, o que reconhece sua posição de uma das palavras mais procuradas em um ano.

Selfies são muitas vezes relacionadas com redes sociais. Elas normalmente são casuais, batidas com uma câmera segura ao comprimento do braço ou em um espelho, e em geral contém apenas o fotógrafo ou o número de pessoas que couber no plano da câmera. Quando envolvem várias pessoas, as selfies são chamadas de “selfies de grupos”.

Voltando ao Oscar, a foto dos astros de Hollywood foi compartilhada no Twitter por Ellen e quebrou o recorde de retuítes na madrugada da terça-feira, atingindo a marca de 2,6 milhões de reproduções.

Entretanto, a Selfie do Oscar foi para alguns muito mais do que uma simples brincadeira. As marcas Samsung e Twitter estão mais do que satisfeitas com o evento e com a repercussão tida com a foto, que em termos mercadológicos, pode ser considerada a maior selfie de todos os tempos.

Ellen tirou fotos e tuitou em seu Galaxy durante todo o evento. Além disso, ela reuniu vários atores para a foto e fez um desafio ao público de transformá-la na mensagem mais retuítada no Twitter.

selfie
Selfie feita por Elle DeGeneres durante a cerimônia do Oscar

A Samsung afirmou ser “uma surpresa para todos” a selfie tirada na cerimônia de entrega do Oscar. Contudo, diversos jornais disseram o contrário, alegando que a empresa patrocinadora da maior festa do cinema mundial apostou em nada mais do que uma certeira jogada de marketing. Em um comunicado a Samsung garantiu que a repercussão da selfie foi algo que “ninguém esperava”, apesar de não negar que a foto tenha sido programada. A empresa também garantiu que doará US$ 1,5 milhão para instituições de caridade escolhidas pela apresentadora Ellen DeGeneres.

Proposital ou não, a foto também ganhou milhares de versões como a divertida versão simpsonizada de Matt Groening, criador de “Os Simpsons”. Em seu tuíte, Matt mostrou a verdade não revelada, alguém que tentou, mas ficou de fora. No tweet original “HomerJSimpson” diz: The ugly true story of that Oscar® selfie can finally be told! Let’s break Twitter again. Look for Bart.” (Tradução: A verdade sobre aquela selfie do Oscar pode finalmente ser revelada! Vamos invadir o Twitter novamente. Olhem pelo Bart)

simpsons

Muitos “mistérios” permeiam a verdade acerca do Selfie do Oscar, mas uma coisa é certa: tem muita gente se divertindo com ela.

por Beatriz Costa

Anúncios

2 comentários em “Selfie do Oscar: a verdade por trás de uma foto”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s