Alunos em intercâmbio, Séries Especiais

Agora é a vez dela

Carolina Rodrigues é mais uma de nossas entrevistadas sobre a questão do intercâmbio. Ela tem 21 anos e está indo para o 4º e último ano do curso. A estudante de jornalismo da Unesp de Bauru ficará um semestre no Chile.  A cidade natal de Carol é Franca, mas ela se mudou para Bauru justamente pelo curso. Aqui, ela participa de projetos e, inclusive é professora de redação no Cursinho Principia (curso gratuito oferecido pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, FAAC).

pro
Carolina Rodrigues (foto: Acervo Pessoal)

O que você vai fazer e quanto tempo vai ficar fora?
Vou fazer intercâmbio no Chile durante um semestre. Vou em março agora. Consegui o intercâmbio pela AUGM, programa que tem parceria com a UNESP. É com bolsa.

Já pesquisou algo sobre seu destino? O que achou de mais diferente? E o que te atraiu a escolhê-lo antes?
Já pesquisei sim várias coisas sobre o país e muitas me interessaram. Por exemplo, 40% da população vive em Santiago, capital, na região central, porque no norte há um deserto e no sul é muito frio, com muito gelo. E eu vou ficar em Santiago. Então, é interessante pensar que vou estar na principal região do país.

Você já tem onde morar? Conte-me sobre como será ou o que está procurando.
Ainda não tenho onde morar, provavelmente vou ficar em um hostel provisoriamente e depois ver um lugar definitivo.

Você está preparada para ficar longe dos amigos e família? Como você acha que será essa experiência de saudade?
Eu acho que estou preparada sim, foi todo um processo psicológico até chegar agora, o momento no qual quase estou indo. Sei que vai dar saudade, mas a vontade de ir é bem maior. E também são poucos meses, dá pra aguentar.

Você teve que fazer algum curso do idioma do país para onde vai ou fará durante o intercâmbio?
Eu fiz espanhol durante todos os anos da faculdade, sem saber do intercâmbio. Mas, com certeza, isso me ajudou bastante a passar no processo de seleção e vai me ajudar mais ainda quando chegar no Chile.

Quais suas expectativas com o intercâmbio e quais as experiências pretende adquirir com ele?
As expectativas são muitas. Sempre quis fazer intercâmbio, mas acabava deixando pra depois, por não querer trancar a faculdade ou por “medo” mesmo sabe? (haha).. medo de ficar longe de casa muito tempo, medo da saudade.. Mas a vontade foi maior! E aí eu vi quando o edital da AUGM abriu que era com bolsa e resolvi tentar. O resultado saiu em novembro e eu vou em março, então faz uns meses aí que to super ansiosa querendo que a viagem chegue logo.. acho que o Chile é um ótimo país e eu vou ficar em Santiago, capital, o que deixa tudo melhor ainda.

O que te motivou a fazer o intercâmbio?
Não sei bem dizer o que me motivou a fazer. É uma coisa que eu sempre quis. Sempre quis sair da minha rotina, conhecer lugares e pessoas novas, sabe? Sair da zona de conforto, respirar um ar diferente, estudar outra língua..Eu amo viajar! E não vejo a hora de ir logo!

por Camila Padilha

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s