Eventos, Pela Faac

20 anos de cultura com o Projeto Perspectiva

Monalisa Ribeiro, uma das alunas que compõem o projeto de extensão, fala a respeito da rotina de intervenções artística e do contato com o público bauruense

Projeto Perspectiva
Projeto Perspectiva – 20 anos de cultura

Nascido na Faculdade de Engenharia de Bauru, FEB, o Perspectiva completou 20 anos de sua criação em dezembro. Com uma proposta de fomentar a cultura no campus e levar ao conhecimento dos alunos bandas e artistas da região, o projeto de extensão comemora seu aniversário com 2 décadas de intervenções semanais na Unesp Bauru.

“Quando você lida com arte, com cultura, quando mais você mexe, quanto mais você tenta contemplar os diversos públicos, as diversas formas de arte, mais coisas aparecem.” A frase da entrevistada, Monalisa Ribeiro, aluna do 2º ano de Relações Públicas e uma das quatro estudantes que trabalham ativamente dentro do Perspectiva, como as bolsistas Nádia Imperatore e Ana Laura Motta (ambas do 1° ano de RP), sintetiza bem qual é o verdadeiro papel do projeto. E sintetiza também o nível de envolvimento que ele demanda.

O projeto realiza eventos em todas as quartas-feiras, em dois períodos, às 12h e às 18h,e a iniciativa de natureza cultural, para que obtenha sucesso, exige carga horária que vai um pouco além dos instantes de permanência. “O nosso trabalho é muito dentro das mídias, da divulgação. A gente faz a permanência das 12 horas. Fora isso, a gente faz em casa. E a gente trabalha muito em casa.”

Com a preocupação de trazer atrações diferentes a todo o momento e que agradem o público de uma forma geral – e não apenas da FEB como também das outras duas faculdades presentes no campus (FAAC e FC) , o Perspectiva busca por inspiração nos lugares mais inesperados. “Às vezes você tá andando na rua, tem um cartaz de um artista e você tem que contatar. Às vezes você passa na frente de uma escola de música…”, afirma Monalisa. Às vezes até em datas comemorativas. Em 2013, por exemplo, o projeto celebrou o Dia do Cinema Nacional com sessões especiais e pipoca. Já no tradicional Dia das Crianças, levou aos alunos do campus uma experiência de nostalgia com direito a playlist infantil e a desenhos em preto e branco para colorir com giz de cera.
Para transformar todas as ideias em realidade, o projeto também conta com muitos parceiros, de dentro e de fora da universidade. Entre eles, o Unesplay, criado recentemente, em 2012, e outros mais antigos, como o Labsol e o Taquara, por exemplo, que realizam oficinas em eventos maiores. No ano passado, o Perspectiva se uniu à Atlética e à Associação de Cadeirantes de Bauru e Região no Vivendo Unesp, um projeto que buscava conscientizar a população sobre as dificuldades encontradas na mobilidade cotidiana de deficientes físicos. De fora, a marca Red Bull também já marcou presença nas intervenções.

Na semana da comemoração de 20 anos, em vez de uma quarta-feira, foram 3 dias de intensa programação cultural no início de dezembro, quando alguns alunos da FEB começaram a entrar de férias. Sobre as expectativas, Monalisa relata: “A gente tinha planejado finalizar o projeto com o aniversário. A nossa preocupação, principalmente, foi a perda de público. Acabou que não teve esse problema.”

Com apresentações de bandas formadas por universitários, como os Babilônicos e The Trips, além de oficinas de desenho e tie-dye, o Perspectiva encerrou mais um ano de muito trabalho e cultura. Em 2014, com novo fôlego para recomeçar, os participantes garantem que voltarão acompanhados de novidades e perspectivas distintas. Para a estudante de RP, “a única regra que a gente segue bastante é a de arte, cultura e diversidade.”

Por: Ana Beatriz Ferreira

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s