Eventos, Pela Faac

Desafio Hora Extra e a interação com o mercado de trabalho

 

Na segunda feira, dia 09, chegou ao fim o III Desafio Hora Extra, e a equipe vencedora é essa que está na foto abaixo. Mas você sabe o que é essa competição que já existe há três anos e possui uma proposta bem interessante?Desafio Hora Extra

Vitória Martins, Letícia Souza Manzi, Rebeka Miquelutti e Klaus Aires Alvez, os vencedores do III Desafio Hora Extra. (Yago Braccialli também faz parte da equipe, mas não está na foto)
Vitória Martins, Letícia Souza Manzi, Rebeka Miquelutti e Klaus Aires Alves, os vencedores do III Desafio Hora Extra. (Yago Braccialli também faz parte da equipe, mas não está na foto)

O Desafio foi idealizado pela Empresa Júnior de Relações Públicas, a RPjr, com a proposta de alunos de graduação interagirem com empresas atuantes do mercado de trabalho e vivenciarem as experiências do mercado.

As duas primeiras edições, realizadas em 2010 e 2012, tiveram formatos parecidos, mudando apenas o tema. Com dez equipes no primeiro e oito no segundo desafio, a competição teve duração de seis meses e o objetivo, salvo algumas mudanças de acordo com o tema de cada edição, era elaborar um plano de Comunicação para uma determinada empresa. O segundo Desafio adicionou ainda um fator de responsabilidade social para o plano de cada equipe.

Além do desafio principal, as equipes recebiam desafios surpresas no decorrer da competição, que eram somados na pontuação final. O prêmio para o primeiro Desafio foi uma viagem a Porto Seguro, e para o segundo Desafio, um cruzeiro por Santos, Ilha Grande e Ilha Bela.

Em 2013, a RPjr decidiu inovar, e o III Desafio Hora Extra foi bastante diferente. Seis equipes participaram dessa edição. Com uma empresa patrocinadora, o desafio foi solucionar um case único, envolvendo conceitos de relacionamento e responsabilidade social. A grande diferença foi o tempo estipulado: apenas um final de semana. A equipe vencedora (da foto acima) ganhou uma viagem de quatro dias para o Balneário de Camboriú e o segundo colocado uma visitação à empresa patrocinadora – Raízen.

O grande ponto a ser destacado quando o assunto é o Desafio Hora Extra é sobre a experiência e aprendizado que ele garante. Os participantes tem a oportunidade de simular os acontecimentos do mercado e sentir na pele o que é fazer parte de uma equipe de comunicação, sem ter em seus ombros a pressão de ser demitido ou arruinar o projeto de uma empresa. E no final ainda podem sair com belo prêmio.

Neste ano, o Desafio ainda contou com dois adicionais em relação às edições anteriores: o patrocínio da Raízen, uma empresa de grande porte nacional, que aumentou a importância da competição; e o tempo necessário para solucionar o problema. Ter apenas um final de semana para se reunir com sua equipe, discutir o que foi proposto e pensar na melhor solução possível trouxe mais dinamismo ao Desafio e aumentou sua dificuldade.

Se você é estudante de comunicação, não perca a chance de participar do próximo Desafio Hora Extra. Não há dúvidas de que ele trará grandes benefícios para sua carreira.

Por: Alexandre Wolf

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s