Extensão, Pela Faac

Conheça o “Gente Miúda” – o Centro de Convivência Infantil de UNESP de Bauru

“Chalezinho da Alegria” em Presidente Prudente, “Casinha de Abelha” em Araraquara, Centro de Convivência Infantil do Lageado em Rubião Júnior, Botucatu, e Centro de Convivência Infantil Prof.Helton Alves Faleiros, em Marília. Aqui, em Bauru, chamamos de Centro de Convivência Infantil “Gente Miúda”. Você já ouviu falar em algum desses nomes?

Pois é, poucos alunos conhecem o trabalho dos Centros de Convivência Infantil. Coordenados pela Diretoria Técnica Administrativa da UNESP, os CCIs foram criados para atender as necessidades dos pais servidores técnico-administrativos, docentes e discentes enquanto estão no trabalho ou estudando. Em Bauru, o “Gente Miúda” funciona desde 1986 e, assim como em outros campi da Universidade, sua história foi exemplo de luta e dedicação de seus servidores.

CCI - Centro de Convivência Infantil da Unesp em Bauru (Foto: Maria Tebet)
CCI – Centro de Convivência Infantil da Unesp em Bauru (Foto: Maria Tebet)

Para os funcionários, a importância do Centro de Convivência é grande, já que todo o trabalho é voltado para as crianças em suas mais variadas especificidades e mantém-se próximo ao trabalho dos pais. Até 2009, as funcionárias trabalhavam para a Associação dos Servidores da UNESP de Bauru, a ASSUNEB. A partir do mesmo ano, elas foram incorporadas à UNESP.

Laura Buso de Lima Carvalho, funcionária desde 1994, conta que o principal fator na incorporação do CCI à Universidade foi a realização do desejo de tê-las dentro do quadro de funcionários da Instituição.

Na supervisão há dois anos, ela ressalta a educação que as crianças recebem enquanto estão no Centro, onde podem trabalhar o seu desenvolvimento cognitivo e motor. O ensino é transmitido de forma lúdica e não formal, o que permite às educadoras abranger todas as áreas do conhecimento.

Além da supervisora, o corpo de funcionários conta com as agentes de desenvolvimento infantil – as ADIs, que lidam diretamente com as crianças –  assistentes administrativos, auxiliares de serviços gerais, cozinheira, nutricionista e dentista.

CCI Unesp Bauru - "Gente  Miúda" (Fot: Maria Tebet)
CCI Unesp Bauru – “Gente Miúda” (Fot: Maria Tebet)

Hoje, o “Gente Miúda” acolhe 60 crianças em período integral ou parcial (manhã ou tarde) de até 5 anos. As vagas dependem da idade e da lista de espera feita a partir das fichas de solicitação de vaga. Os docentes e técnicos administrativos têm 85% das vagas, e os dicentes, os 15% restantes.

Parcerias com departamentos e projetos também são atividades do CCI. Projetos voltados para a educação infantil, por exemplo,  possibilitam troca de experiências e são de grande importância para o Centro. Para quem quer conhecer e saber mais, entre em contato pelo e-mail: gentemiúda@bauru.unesp.br ou pelos telefones: 3103-6012 e 3103-6336.

Por: Maria Tebet

Anúncios

Um comentário em “Conheça o “Gente Miúda” – o Centro de Convivência Infantil de UNESP de Bauru”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s