Eventos, Tecnologia

A Copa do Mundo na Era Digital

A comunicação certamente está em uma revolução jamais vista, o fluxo de informações e o modo de se comunicar vive um momento extremamente dinâmico. Isso tem grande influência em tudo que ocorre no mundo, sobretudo em um evento gigantesco como a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Provavelmente, em 2006 na Alemanha e em 2010 na África do Sul, a comunicação já vivia uma mudança grande e o efeito das redes sociais já era enorme.

Mas em 2014, a era digital tomará conta de tudo – em 2010 o Facebook não tinha nem metade da popularidade que hoje alcança no Brasil e no mundo. Segundo dados da própria rede social, o Facebook chega a 76 milhões de usuários no Brasil no ano de 2013. A comunicação vive um fluxo jamais visto. E não são apenas as redes sociais que dinamizam esse processo, o Youtube e sua capacidade de compartilhar milhões de vídeos por dia também mostra a evolução da comunicação audiovisual e seu retrato no mundo.

Hoje você pode ver a foto de um jogador antes da final da Copa do Mundo no vestiário, tudo isso via Instagram. A revolução digital implica em uma quantidade de informações jamais vista e isso se reflete na Copa do Mundo no Brasil e na relação de como as informações são passadas. Um exemplo da influência da Era Digital na Copa foi quando, ainda em 2010, um site alemão resolveu criar vídeos onde as partidas seriam simuladas a partir de brinquedos Lego, usando uma mistura de nostalgia da infância com a modernidade da era digital. Veja o vídeo da abertura da Copa do Mundo na África na versão Lego.

Outro exemplo da comunicação digital no esporte pode ser uma frase do jogador Português Cristiano Ronaldo postada em sua conta do Twitter, onde ele comemora a classificação da seleção portuguesa para a copa do mundo no Brasil.

cristiano ronaldo

Em 2014, mais novidades devem surgir e os atletas com certeza estarão ligados mostrando suas participações na Copa, seja dentro de campo, numa praia do Rio de Janeiro ou perto da floresta Amazônica. As Redes Sociais mostrarão o Brasil inteiro num fluxo de informações cada vez mais crescente. Copa do Mundo 2014 com certeza será em uma era “Mais-que-digital”.

por Felipe Picoli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s