Tecnologia

Seus arquivos nas nuvens

Durante a vida acadêmica e posteriormente profissional, logo percebemos a importância de ter nossos arquivos – que podem ser textos, sonoras, fotos, vídeos e outros tantos – salvos em algum lugar. É muito arriscado ter apenas uma cópia salva no computador, já que sempre existe a possibilidade de alguma pane apagar nossos valiosos dados e termos o trabalho de fazer tudo de novo. Os famosos backups (ou cópias de segurança, no bom português) são a solução encontrada para que essa tragédia não chegue nem perto de acontecer.

Existem as mais diversas formas de armazenar essas cópias de dados. Uns optam por enviar um bom e velho e-mail, uma solução um pouco “caseira”, mas isso não funciona para arquivos pesados. Para estes, existem os pen-drives – cuja capacidade pode chegar a até 256 Gigabytes – ou HDs externos, dispositivos que podem superar 8 Terabytes de espaço.

Há algum tempo, porém, vêm chamando a atenção os aplicativos de armazenamento on-line chamados Cloud Storage ou simplesmente armazenamento em nuvem. É uma opção considerada prática e até mais funcional em comparação às com entradas USB, por exemplo. Além disso, é possível fazer uso destes dispositivos gratuitamente, mesmo que exista a opção de pagar e ter ainda (muito) mais espaço disponível.

Atualmente, os serviços mais conhecidos de armazenamento de arquivos na internet são o Dropbox, lançado em 2008 por estudantes do Massachusetts Institute of Technology e referência para o desenvolvimento de vários outros serviços do mesmo tipo; o SkyDrive, oferecido pela Microsoft desde 2007 e o Google Drive, lançado no ano passado com a intenção de ser altamente integrado aos outros serviços da empresa, como o já bem sucedido Google Docs.

Cada qual tem suas particularidades. O Google Drive oferece uma quantidade de 5 GB de espaço em disco para o usuário não-pagante, enquanto o Dropbox e o SkyDrive disponibilizam 2GB e 7GB, respectivamente.

Graxa 1O programa do Google é bastante fácil de usar. Pode ser baixado em forma de aplicativo nas plataformas Android, Windows e Mac OS X, ou ser acessado pela internet. Além de hospedar arquivos, ele traz o benefício de editá-los via browser do computador ou diferentes plataformas, com o aplicativo baixado.

Graxa 2Colocado no ar pela empresa de Bill Gates, o SkyDrive oferece entre suas principais vantagens uma alta convergência com outros serviços da Microsoft. Quem usa o Windows Office Live, por exemplo, pode editar arquivos pela própria nuvem. Os portadores do Windows Phone têm uma série de facilidades com o SkyDrive, que se integra aos aplicativos do sistema operacional móvel.

Graxa 3Um dos pioneiros em armazenamento de arquivos em nuvem, o Dropbox se reinventou muito desde seu lançamento e sempre se manteve entre os serviços mais populares do ramo. Pode ser baixado em diversas plataformas, incluindo Linux, Mac OS X, Android, Symbian, BlackBerry e Windows (ainda não foi desenvolvido para Windows Phone).

Outro detalhe bem interessante é que o usuário do Dropbox recebe 2 GB de espaço livre quando começa a utilizá-lo, mas pode chegar a ter até 18 GB gratuitamente ao longo do tempo, indicando o serviço para amigos e fazendo o convite para que eles também façam uso.

É claro que estes não são os únicos programas disponíveis. Outros, com o Ubuntu One e o Box, por exemplo, também oferecem seus benefícios.

Entre as vantagens deste tipo de armazenamento, estão a já citada gratuidade e a possibilidade de acessar seus dados em qualquer lugar sem ser necessário levar consigo algo físico e, consequentemente, correr o risco de perdê-lo. A computação em nuvem tem tudo para emplacar ainda mais nos próximos anos e consolidar-se de vez como o principal meio de guardar informações.

Por Estevão Rinaldi

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s