Oportunidades, Pela Faac

Por que prestar Unesp?

A primeira fase da Unesp vai ser aplicada no dia 17 de novembro (Foto: TV Cidade)

O terceiro ano do ensino médio de boa parte dos estudantes é o mesmo: buscar o curso e a faculdade ideal para passar os próximos anos de suas vidas. Alguns já têm em mente o que e onde querem desde a 5ª série, é verdade. Mas muitos carregam essa indecisão até o último dos anos de escola. Para você que ainda não se decidiu que vestibulares prestar e que curso prestar, nós da ACI tentamos  te ajudar um pouco.

Caso você não tenha acompanhado, nós fizemos uma série de matérias explicando os seis cursos da FAAC (Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design) para auxiliar um pouco o vestibulando na escolha de curso (caso ele goste de humanas, é claro!). No entanto, não podemos ignorar que a escolha de universidades também é muito importante.

Seja por questões financeiras ou coincidência de datas, o aluno de terceiro ou de cursinho pode estar pensando: “Por que mesmo eu devo prestar Unesp?”. Bom, seguem aqui alguns motivos. Primeiramente, é uma faculdade pública, o que já é uma grande vantagem. Em segundo lugar, a Unesp é uma das universidades mais bem conceituadas do Brasil: o Ranking Universitário da Folha (RUF) traz a universidade na 6ª posição, à frente de outras como UFScar e Unifesp. Em alguns cursos, como Engenharia Elétrica e Medicina, a Unesp figura entre as cinco melhores do país em avaliação de ensino. Além disso, a Unesp também tem campus espalhados por todo o território paulista, muitas vezes tendo o mesmo curso em mais de uma cidade. Por último, mas não menos importante, só a Unesp tem o Interunesp (agora apenas Inter-cidade sede, por questões organizacionais)!

Concentração de alunos em frente a um dos locais de prova no vestibular de 2012 (Foto: Estevão Rinaldi)

O vestibular da Unesp você já deve conhecer: primeira fase com 90 questões de múltipla escolha e segunda fase com prova dissertativa e redação. Outra característica interessante da prova é que tanto o Enem quanto o resultado da sua primeira prova podem ser muito importantes: a maior nota que o aluno obtiver (seja na primeira etapa do vestibular ou no Enem) pode compor até 10% de sua nota final na segunda fase (10% para cursos sem provas de habilidade e 6,66% em cursos com provas de habilidade). Por fim, depois do resultado sair, no dia 27 de janeiro, o candidato ainda deve declarar interesse na vaga nos dias 4 e 5 de fevereiro – caso não o faça, ele a perde. Nesse ano, a universidade reserva 15% de suas vagas para alunos vindos de escola pública, sendo parte desses lugares guardados a alunos que se declararem pretos, pardos ou indígenas. Essa cota vai aumentar gradativamente durante os anos, até chegar a 50%, em 2018.

Por esses motivos, escolha a Unesp como uma de suas possíveis faculdades. Não se esqueça de que o prazo de inscrição para a Vunesp vai até o dia 15 de outubro! Outro ponto a se lembrar é: decida logo que curso prestar e não deixe para fazer sua inscrição de última hora, pois assim você pode perder o prazo de inscrição (meu caso. É.). Ainda bem que o prazo que perdi foi o da Fuvest e hoje sou Unespiano de coração!

 

Por Gabriel de Castro

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s