Conheça os cursos, Séries Especiais

Conheça o curso de Artes Visuais!

Seguindo nosso especial de cursos da FAAC, é chegada a hora do antigo curso de Educação Artística, atual Artes Visuais. O nome foi recém-trocado devido a reformulações: a estrutura e a grade curricular foram alteradas e mais 10 vagas foram abertas para o curso. Atualmente, o curso na Unesp conta com 40 vagas para o vestibular e é o único do interior paulista que oferece licenciatura em artes visuais no período noturno – o que é muito favorável para as pessoas da região que precisam trabalhar durante o dia, democratizando o ensino e reforçando o papel da universidade pública.

Alunos de Artes Visuais participam de projetos artísticos da cidade, como o “A cidade que é a nossa cara”. (foto: acervo pessoal)

O vestibulando de artes visuais tem duas opções: licenciatura e bacharelado, outro diferencial do curso. A proposta de bacharelado vem do intuito de aprofundar a qualidade dos futuros formados em produção artística e toda a gestão do trabalho na área, o que aumenta as oportunidades de emprego e uma maior inserção no mercado de trabalho.

Em entrevista, a recém-chegada Natalia Pilati conta sua experiência sobre as mudanças da nova grade do curso e suas expectativas com relação a isso: “Sou aluna do primeiro ano do curso de artes visuais, a primeira turma após a mudança do curso de educação artística. As disciplinas são muito interessantes, é uma delicia falar sobre arte e estar por dentro desse mundo. Neste primeiro semestre, tivemos disciplinas de história da arte que foram muito estimulantes, e também disciplinas de desenho e modelagem. Minha expectativa em relação ao curso é aprimorar meu conhecimento sobre arte, conhecer e experimentar técnicas e métodos de produzir e trabalhar com a arte. Sempre tive interesse pessoal e dentro do curso pude ampliar meu campo de visão sobre a sua importância para quem faz e quem vê arte. Essa é minha segunda faculdade e estou muito feliz em poder colocar mais arte na minha vida”.

Um dos trabalhos feitos pela veterana Janaína. (foto: acervo pessoal)

Já a experiente aluna do quarto ano, Janaína Corteze, contou sobre sua experiência e toda sua expectativa com as novidades do curso: “Espero que a reformulação traga novos ares e coisas positivas para o curso, que infelizmente, sofre preconceito dentro da universidade, o que realmente é uma pena! Dentro do curso de educação artística com habilitação em artes plásticas, aprendi coisas que levarei para a vida toda e que são de suma importância para a formação de qualquer pessoa. A arte sempre esteve presente na história da humanidade, quando ainda nem se usava a linguagem textual. Nas cavernas, nas edificações, nos templos, nas pinturas, nas esculturas, ela sempre representou uma linguagem universal, catalogando períodos, culturas e manifestações”.

A aluna do último ano do curso também contou sobre a realização em se formar e poder trabalhar na área, pontuando o quanto o curso pode agregar na vida pessoal e profissional de cada estudante: “Ensinar arte para crianças e adolescentes é muito gratificante! Estimular o olhar, mostrar que arte e cultura não estão apenas dentro de museus e galerias, mas também em nosso cotidiano! Ajudar a formar cidadãos críticos com um olhar novo e interessado sobre as questões que o cercam, esse é o papel do graduando em artes, Terminarei o curso com graduação em arte-educadora e artista plástica, as áreas de atuação no interior se restringem quase sempre para a docência”.

As inscrições para o vestibular da Unesp vão até o dia 15/10, e a relação candidato/vaga no último vestibular foi de 4,4 candidatos por vaga no campus de Bauru. A Unesp também oferece o  curso no campus de São Paulo e a relação candidato/vaga lá foi bem maior: 19,4. Você que ama artes não pode perder essa chance!

Por Felipe Picoli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s