Conheça os cursos, Séries Especiais

Conheça o curso de Design!

Agora que já falamos sobre os três cursos de comunicação da FAAC, vamos falar sobre os de artes e arquitetura! Para começar, o curso escolhido para hoje é Design. O curso aqui na UNESP está no top 20 no ranking de Design no site do Guia do Estudante* e existem duas vertentes para os alunos escolherem em que querem se formar: Design Gráfico ou de Produtos. Um dos principais diferenciais do curso aqui é que você não precisa escolher a área de formação ao prestar vestibular! A única escolha que faz é se fará o curso diurno ou noturno!

(foto: página do Interdesigners)

O aluno que ingressar na universidade terá, a princípio, uma visão mais geral do que é Design. Essas aulas menos específicas perduram um ano e meio e, apesar de ter algumas matérias com problemas de conteúdo, outras tantas vão além daquilo que foi proposto e exploram muito as habilidades dos alunos. Dois outros pontos positivos do curso são que o contato com os professores é muito grande e, por isso, a liberdade de criação acaba sendo tão grande quanto!

Conversando com dois alunos do curso que optaram pela área de Design Gráfico, pude perceber que um vestibulando que pretende cursar Design DEVE ser proativo e estar disposto a correr atrás daquilo que quer. Tales da Rocha Trindade, que está no quarto ano, considera que esse seja um dos maiores pré-requisitos de um futuro unespiano e designer. Além disso, Tales e Letícia Panichi, que está no terceiro ano, consideram a prova de habilidades a parte mais importante do vestibular e para a qual os estudantes devem se esforçar e praticar muito!

Oficina de modelagem. (foto: página do Interdesigners)

Para aqueles que ingressarem, Tales deixa a dica: “você viverá, falará e respirará Design”. Tanto para quem faz o curso no período diurno ou noturno existe a possibilidade de fazer estágio, pois os horários são flexíveis, já que existem aulas obrigatórias e optativas e os alunos podem montar tudo de acordo com sua disponibilidade. Além das aulas e do estágio, existem diversos projetos próprios do curso de Design, como a empresa júnior, e vários outros que contam com alunos designers, por exemplo a Agência Propagação. Dentre tantos projetos, existe o evento Interdesigners, que, como a Letícia definiu, “é totalmente organizado por alunos e são dias incríveis e muito inspiradores em que você tem contato com ex-alunos e profissionais com nome no mercado. Sem contar que é muito descontraído e você acaba aprendendo muito sem perceber”.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o curso, as páginas do curso no Facebook são bem ativas e explicam tudo certinho. Mas ficam as últimas dicas dos entrevistados: estude, leia a lista de livros pedida, desenhe muito, pergunte muito, se interesse, prepare-se para trabalhar em equipe e aproveite as oportunidades!

Oficina de braindrawing. (foto: página do Interdesigners)

*Dados do Vestibular 2013

Por Mayara Abreu Mendes

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s