Conheça os cursos, Séries Especiais

Conheça o curso de Relações Públicas!

Dentro da área de comunicação social existem muitas vertentes, como o jornalismo, o radialismo, a publicidade e propaganda e as relações públicas. Tenho certeza que você sabe o que um publicitário faz. Se você acompanha o blog da ACI também deve saber sobre a profissão de um jornalista e de um radialista, mas e as relações públicas?

As relações públicas, ou simplesmente RP, abrangem toda a comunicação de uma empresa, seja ela voltada para os seus funcionários e acionistas ou para o seu público externo. As empresas usam estratégias de relações públicas para manter um bom relacionamento com os seus públicos-alvo. Para ser um profissional de relações públicas, além de saber se comunicar muito bem e gostar de lidar com pessoas, é necessário ter uma certa intimidade com os números: você não precisa amá-los, mas também não pode odiá-los, pois na faculdade as aulas de estatística e economia farão parte da sua realidade. Além disso, o currículo é repleto de humanidades, matérias mais “densas” pra fazer você pensar mesmo.

O lado social é muito forte nos alunos de RP. Na foto, alunas do 2º ano entregam doações que são fruto do trabalho da Comissão de Recepção aos Calouros de Relações Públicas. (Foto: Divulgação Oficial – Projeto Simba)

Raissa Viegas é recém formada em Relações Públicas na Unesp e vai contar como o curso foi útil na sua formação profissional. “Quando entrei na faculdade, sabia que várias possibilidades na profissão de Relações Públicas me esperavam, mas demorei a encontrá-las. Talvez porque, no começo, assim como a maioria dos cursos, nossas aulas eram todas muito amplas e teóricas. O que antes parecia ser, de certa forma, vago quanto ao que realmente o profissional de RP poderia fazer com todas aquelas aulas carregadas de antropologia, sociologia, psicologia e etc., agora faz sentido, já que para nós, comunicólogos, se torna imprescindível o conhecimento profundo do ser humano, nos seus mais diversos comportamentos. A participação em atividades extracurriculares, como empresa júnior e também trabalhos voluntários, me possibilitou colocar em prática tudo aquilo visto em sala de aula. Hoje, posso dizer que a profissão de Relações Públicas ganha cenários novos e valores também, já que, mais do que nunca, o que importa para as organizações, em todos os níveis, é saber comunicar e, acima de tudo, saber ouvir”.

Uma coisa legal de fazer comunicação social é que você pode estar sempre expandindo os seus conhecimentos e explorar novas áreas. Na Unesp, você tem a possibilidade de fazer a complementação do curso. Foi isso que a Natália Negretti fez: ela é formada em jornalismo e agora cursa relações públicas. “No meu caso, o curso de Relações Públicas está me ajudando a complementar o que aprendi em Jornalismo. Economia e Política Contemporânea, por exemplo, não fazem parte da grade de Jornalismo. Ao mesmo tempo, estou conhecendo áreas novas que jamais pensei em estudar, como planos de mídia e relação com o consumidor. Espero que o curso abra um leque maior de oportunidades no mercado de trabalho.”

Trote Solidário da RPjr, organizado anualmente pela empresa júnior, o evento é uma forma dos universitários de contribuir com a cidade de Bauru através da doação de sangue. (Foto: Divulgação Oficial)

Espero que esse post e os anteriores tenham sido de algum auxílio na sua decisão, comunicação social é uma área muito prazerosa para se trabalhar, se você é uma pessoa criativa e que gosta de trabalhar com pessoas, talvez essa seja a sua praia!

Por Natassia Yalmanian

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s