Conheça os cursos, Séries Especiais

Conheça o curso de Jornalismo!

Na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, começam as inscrições para o vestibular 2014 da Unesp. Como o prazo vai até o dia 15 de outubro, os vestibulandos indecisos ainda tem tempo para decidir quais carreiras querem seguir.

Na faculdade, o aluno tem mais contato com a fotografia, que é uma das disciplinas da grade (foto: Acervo pessoal)

Atualmente, a FAAC oferece sete cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design, Educação Artística, Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas. Escolher uma dessas opções pode ser bem difícil, mas, para dar uma ajudinha, a ACI vai explicar mais sobre os cursos de Comunicação da UNESP Bauru durante as próximas semanas!

Para começar, vamos saber um pouco mais sobre o curso de Jornalismo! É essencial que o interessado nessa formação seja comunicativo, curioso, tenha senso crítico apurado e esteja antenado no que está acontecendo à sua volta.

Logo no início, o estudante já tem experiência com o Rádio (foto: Acervo pessoal)

Com duração de 4 anos, o curso conta com disciplinas como Teoria da Comunicação, Fotojornalismo, Técnicas de Redação, Semiótica, Sociologia, entre diversas outras. Durante os semestres, o universitário também aprenderá a dominar as áreas jornalísticas em aulas práticas, como televisão, rádio, impresso, internet e também assessoria de comunicação.

“Português sempre foi minha matéria preferida na escola e, na faculdade, ela ganhou proporções totalmente novas. Eu tive de quebrar mais a cabeça nessa matéria pra entender algumas coisas, pra fazer os trabalhos e as provas. Foi a que mais me envolveu”, conta Sophia Andreazza, que está no 1º ano de Jornalismo. Mesmo sabendo que jornalismo nem sempre é um passe livre para eventos culturais e uma vida de viagens, como muitas vezes imaginamos, Sophia conta que está muito feliz e satisfeita com o curso: “Estou com aquela sensação de que fiz a escolha certa!”

O contato com a televisão é mais tardio, mas ainda assim é bem explorado no 3º ano (foto: Acervo pessoal)

Ao contrário de Sophia, Nando Araújo se formará no final do ano e conta que o que mais gostou dos quatros anos de curso “foi a quantidade de projetos de extensão oferecidos, que permitem ao aluno experimentar diferentes editorias, diferentes meios de comunicação e ainda ajudar a comunidade”.

Para quem está da dúvida ou nervoso com o vestibular, Nando ainda deixa a dica: “Se ainda não escolheu jornalismo, escolha! É apaixonante! Se já escolheu, fique tranquilo e não deixe que o vestibular pareça um monstro de sete cabeças, porque não é”.

por Marina Moia

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s