Tecnologia

A importância das mídias sociais

(Foto: Divulgação)

Que a internet trouxe muitas mudanças para a sociedade todo mundo já sabe. Mas algo a se chamar a atenção é o quanto as redes sociais mudaram o relacionamento dos clientes com as empresas. Para começar, o público mudou. As pessoas, hoje consumidoras, já tem um contato maior com a tecnologia e as mídias sociais do que as gerações passadas, que ainda estão se acostumando com elas. Com o boom dos grandes sites de relacionamento, como Facebook e Twitter, há alguns anos, as empresas começaram a entender o poder dessas ferramentas, e como saber usá-las é vital dentro do mercado.

Além de ter na mão a possibilidade de divulgar seu trabalho para os clientes, a empresa tem a possibilidade e aproximá-los de sua marca. E o melhor: o consumidor pode tirar suas dúvidas e fazer reclamações sem passar por toda a burocracia dos atendimentos por telefone e afins. Agora basta mandar uma mensagem para a empresa. E se ela não responder, fica queimada por não dar atenção ao cliente. Um cliente satisfeito advoga a favor da marca. É por isso que as empresas perceberam a importância das redes sociais e passaram a contratar agências e profissionais especializados em gerir esses meios.

Os que acham que é exagero pagar pessoas “apenas” para tomar conta do Facebook e Twitter de alguma empresa, devem prestar mais atenção no quão essencial isso é hoje no mercado. Pode parecer, mas trabalhar nesse meio não é uma tarefa simples. Antes de criar um perfil nessas redes, deve-se fazer um estudo para definir qual o público alvo e quais as pessoas que estão sendo atingidas por suas publicações. Sendo assim, é hora de começar o trabalho. E não basta ficar postando o que vier na cabeça. Clientes dão valor a uma página constantemente atualizada, com um padrão de posts e o mínimo de cuidado com a parte gráfica. E não para por aí: Ao estampar sua marca em alguma rede social, a empresa fica em contato explícito com o público e da forma mais veloz, possível.  Se o cliente puder acessar a página ou o perfil da empresa, ele automaticamente está habilitado a comentar o que quiser.  Mais uma vez o profissional que gere as mídias sociais deve ter todo o cuidado, principalmente com as reclamações, e ter um tato para poder resolver o problema do cliente sem perder a postura.

Num momento em que o jornalismo vive uma certa crise, com redações fechando e reduzindo seu expediente, o avanço e popularização da internet proporcionam novas oportunidades para os que estudam e pretendem trabalhar com comunicação, e são áreas de grande procura e importância vital no mercado de trabalho.

por Bruno Marise

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s