Cursos, Jornalismo

Assessoria de Imprensa no Esporte

A Assessoria de imprensa é um instrumento muito utilizado e presente na comunicação organizacional, o instrumento chega a diversas áreas de nossa vida cotidiana. Artistas, organizações, empresas e até mesmo o meio esportivo possuem uma assessoria de imprensa responsável pela gestão da comunicação.

No meio esportivo, esse trabalho não é tão simples quanto parece. Pense em um exemplo de uma assessoria de imprensa de um clube de futebol sem grande torcida ou repercussão na mídia. O grande obstáculo da assessoria seria alimentar e fazer crescer a imagem desse clube, para que ele tenha uma identificação e uma imagem melhor como entidade esportiva, divulgando e promovendo a marca.

Agora, imagine uma assessoria de imprensa de um grande clube mundial, com nome sólido, grande número de sócios e torcedores. A primeira grande dificuldade é (consiste) em manter essa imagem. Após isso, outro entrave seria gerenciar as crises e os problemas internos, assim como realizar a gestão eficiente e efetiva do ambiente do vestiário e fora dele. Como explicar a indisciplina de um atleta badalado que é funcionário do clube? Como explicar uma falta de um jogador em um treino ou desrespeito com as normas? Veja então, as grandes dificuldades que a assessoria de imprensa encontra dentro do ambiente esportivo.

(Foto: Divulgação)

Rodrigo Paiva é assessor de imprensa da CBF desde 2002, exercendo a responsabilidade de fazer a gestão da comunicação, das entrevistas e todas as repercussões da seleção de um país apaixonado por futebol. A responsabilidade, sem dúvidas, é muito grande.

A imagem de um atleta ou de uma entidade esportiva é quase sempre moldada pela mídia. O êxito, nesse quesito, é fundamental para a imagem (de um atleta ou equipe) passada para o público. Muitos status de fama são criados pela mídia: cabe ao assessor de imprensa usar as oportunidades positivas ao seu favor ou reparar imagens negativas criadas com o tempo. O assessor de imprensa pode ter que realizar muitas vezes um trabalho de gestão de crise e ser o mais inteligente possível em situações complicadas, tanto no esporte quanto em situações cotidianas.

Um exemplo recente do trabalho de assessoria no esporte é o caso do jogador Jorge Henrique, ex-Corinthians e atualmente no Internacional. Após sucessivos atos de indisciplina e atrasos em treinamentos e compromissos marcados, o jogador mandou uma nota por meio de sua assessoria dizendo: “Todos erramos. Errei e já me desculpei. Agora, meu futuro está nas mãos do clube. Vou aguardar a decisão”. Ou seja, cabe à assessoria reportar tudo que o atleta fala, seja o momento crítico ou não, tentando reparar sempre que possível.

por Felipe Picoli

Um comentário em “Assessoria de Imprensa no Esporte”

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )