Extensão, Pela Faac, Pesquisa

Entendendo o Intercom Júnior e a Expocom

Explicamos detalhadamente como funciona o Intercom e o que é o evento. Fizemos uma prévia do que acontecerá na UNESP de Bauru nessa décima oitava edição e demos diversas dicas para os participantes. E, além disso, citamos o que é o Intercom Júnior e o que é a Expocom. Mas só citar não adianta! Vamos explicar com detalhes o que é cada um desses eventos que acontecem durante o Intercom.

Você que está em processo de formação acadêmica deve estar se perguntando por que o Intercom não foi justo com você, já que o evento é só para aqueles que já concluíram curso, certo? Pois não é bem assim! O Intercom pensa, sim, nos graduandos das universidades do país. E é para isso que existe o Intercom Júnior.

logo-juniorO evento funciona como o próprio Intercom ou qualquer outro evento científico: os alunos de graduação devem inscrever seus projetos científicos até a data definida e então devem aguardar algum tipo de retorno – que pode ser de aprovação, rejeição ou de alteração. No último caso, o aluno tem um prazo de 24 horas para fazer as devidas alterações, ou então seu projeto será rejeitado. O aluno não pode esquecer de seguir o formato padrão para enviar seu projeto. Normalmente há um para download no site oficial do Intercom! Outro ponto importante de exigência do Intercom Júnior é que um professor deve ser responsável pelo projeto enviado.

Para esta edição, não é possível fazer mais nenhuma inscrição de trabalho. Porém, vá se preparando para o ano que vem, como a aluna Isis Rangel se preparou para o deste ano. Ela é estudante do terceiro ano de jornalismo inscreveu um artigo sobre o programa de política do projeto de extensão Rádio UNESP Virtual, o Falando em Política, junto com seu colega, Gabriel Oliveira. Isis também comentou que suas expectativas para o evento são muito altas e que ela quer aprender com os outros trabalhos apresentados na mesma sala que o dela, além de considerar o evento acadêmico muito importante para a profissão.

Os trabalhos apresentados são divididos em subcategorias e sessões. Sendo assim, os participantes do evento conseguem escolher facilmente os temas que querem assistir, bem como prestigiar todos os colegas que farão apresentações durante os três dias de evento (rezando para que os horários não batam nunca!). Neste link você pode encontrar todas as informações sobre as apresentações, categorias e sessões do Intercom Júnior deste ano.

expocom2013Mas e a Expocom? Já dissemos anteriormente que a Expocom premia estudantes e recém-graduados por conta de seus projetos científicos produzidos com orientação de docentes. Mas como isso acontece? Expocom, na realidade, é uma sigla que significa Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Os alunos inscrevem seus projetos produzidos dentro da universidade com embasamento em alguma disciplina acadêmica e a Expocom os divide em seis categorias diferentes. Cada categoria tem, também, suas respectivas modalidades. Por exemplo, uma das categorias é jornalismo. Dentro dela, pode-se encontrar modalidades como agência júnior de jornalismo, assessoria de imprensa e livro-reportagem.
O prêmio Expocom ocorre em três âmbitos territoriais diferentes: o local, o regional e o nacional. Na etapa local, cada universidade indica apenas um trabalho por modalidade para concorrer na etapa regional, que é a que acontecerá agora em Bauru. Os Congressos Regionais ficam responsáveis por escolher o melhor de cada modalidade para representar a região no Intercom Nacional.

Na Expocom, o aluno apresentará um paper (trabalho teórico sobre o projeto) de cinco a dez páginas seguindo um modelo específico, que também é dado no site oficial do Intercom, além de uma apresentação do produto do trabalho experimental. Os alunos são julgados através de um júri virtual que decide quem ganha em cada modalidade. Os trabalhos vencedores – normalmente cinco em cada modalidade – devem se apresentar no Intercom em uma sessão e lá receberão notas. Quem receber a nota mais alta em cada modalidade está aprovado para a fase nacional.

Os trabalhos vencedores estão automaticamente inscritos para a etapa nacional, em que um júri presencial também julgará os projetos. A premiação é simbólica e tem valor acadêmico (pontos no currículo!). Os vencedores recebem um certificado de desempenho e, algumas vezes, uma medalha ou troféu.

Se você deseja participar de algum desses dois eventos diferentes que acontecem dentro do Intercom, fique ligado nas datas e informações da edição seguinte! Boa sorte e prepare-se desde já, futuro comunicador!

Por Mayara Abreu Mendes

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s