Eventos, Pela Faac

Você sabe o que é INTERCOM?

Fundada no dia 12 de dezembro de 1977, em São Paulo, a Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- é uma instituição que visa desenvolver e estimular as pesquisas na área de comunicação, proporcionando a troca de conhecimento entre profissionais, professores e alunos através de eventos realizados ao longo do ano. A entidade também promove a discussão sobre os rumos da mídia brasileira e estimula a produção científica de doutores, mestres e alunos recém-graduados ou não. Ela ainda é responsável por lançar livros e revistas especializados em Comunicação, além de fechar parcerias com outras entidades que possuem o mesmo objetivo.

A instituição realiza anualmente seis congressos, sendo um nacional e os outros cinco regionais, além de encontros periódicos e simpósios. O principal evento é o Congresso Brasileiro de Ciências Da Comunicação que acontece sempre no segundo semestre e recebe cerca de 3.500 pessoas, dentre elas profissionais, estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, da América Latina e da Europa. Os congressos regionais acontecem no primeiro semestre em um dos estados de cada região, e a cidade-sede é escolhida pelos sócios da Intercom um ano antes. Tomando como base um tema central, são discutidos assuntos na área do Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e Televisão, Publicidade, Cinema entre outros.

Com a intenção de aproximar o estudante de comunicação ao universo acadêmico, foi criado a Intercom Júnior, responsável por receber os artigos escritos durante a graduação, e a Expocom que premia estudantes e recém-graduados por seus respectivos trabalhos feitos sob orientação de um professor.

Ano passado, a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais sediou o Intercom Sudeste. O tema abordado foi “Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação, Educação”. Esse ano, a cidade de Bauru junto com a Universidade Estadual Paulista- UNESP fica responsável por receber o evento que discutirá a “Comunicação em tempos de Redes Sociais: afetos, emoções, subjetividades”.

“Na pesquisa contemporânea em comunicação, não mais se duvida que a midiatização seja, de fato, uma nova instância de orientação da realidade, uma espécie de metaestrutura capaz de permear as relações sociais por meio da mídia, constituindo uma forma virtual ou paralela de existência. Este é por excelência o objeto dos estudos de mídia, assentado na hipótese de uma mutação sóciocultural movida por tecnologia comunicacional. Sua pertinência é ainda maior na era digital, na medida em que telefones celulares, laptops e outros dispositivos de conexão com a internet, não apenas mudaram o panorama do consumo de mídia como criaram formas próprias de mediação.”- Marialva Carlos Barbosa (Vice-presidente da INTERCOM)

O Intercom Sudeste acontece entre os dias 3 e 5 de julho no Campus da Unesp de Bauru.

Por Julia Bacelar

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s