Arquitetura e Urbanismo, Cursos

Professor contratado para as disciplinas de Meios de Expressão

Mais um professor foi contratado para completar o quadro do Departamento de Arquitetura Urbanismo e Paisagismo. O professor Alexandre Suárez de Oliveira será o responsável pelas disciplinas Meios de Expressão I e II. Conheça a carreira de Alexandre na entrevista.

1. O senhor pode me contar sobre sua formação, especialização e carreira a Arquitetura?

Sou formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, fiz meu Mestrado na USP de São Carlos e o Doutorado na USP de São Paulo ambos em Arquitetura e Urbanismo. Trabalhei muitos anos com projetos arquitetônicos e construção civil em escritório próprio, na região de Campinas. Também sou Cenógrafo e trabalhei 4 anos na TV Cultura de São Paulo e participei de centenas de projetos cenográficos, os trabalhos mais famosos meus nessa área são as cenografias dos programas infantis “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Mundo da Lua”. Trabalhei como professor em instituições particulares durante 26 anos, sempre com assuntos relacionados a Arquitetura e Cenografia.
2. Para seu doutorado o senhor passou um período na Espanha, correto? Que tipo de influências o senhor recebeu e pretende repassar para os alunos da Unesp?

Fiz meu doutorado sanduiche na Universitat de Barcelona, Essa cidade é um exemplo de urbanismo que respeita seus cidadãos e sempre inovou com soluções urbanas, um exemplo é a solução criada por eles para as ciclovias e que está sendo “importada” para o Brasil, acho que a principal contribuição que podemos aproveitar deles é como realizar intervenções urbanas considerando os interesses da iniciativa privada e da população com a mediação do poder público, essa política de gestão do espaço urbano é conhecida como “Modelo Barcelona”.
3. O senhor pode me dar mais informações sobre as disciplinas de Meios de Expressão. Que tipo de teoria elas aportam? Como o senhor pretende desenvolvê-las junto aos alunos?

Na verdade essas disciplinas tem novos nomes, trata-se das disciplinas de Desenho de Observação e de Plástica. A primeira realizada no primeiro termo busca levar ao aluno a realizar desenhos que retratem a realidade ao seu redor, nela buscarei explorar a capacidade de concentração para a realização de tais tarefas, trabalharei com exercícios, tais como: desenho cego, desenho do vazio, finalizando em desenhos de ambientes. A disciplina de Plástica está quarto termo e busca compreender as possibilidades de soluções plásticas usadas pela arquitetura, para isso trabalharei com os alunos a partir de desenhos projetivos, construções em maquetes e discussão coletiva dos resultados a partir de teorias de linguagem do espaço, buscando ampliar o repertório de soluções possíveis pelos alunos.
4. Como foi sua recepção aqui na FAAC durante a posse? Quais suas expectativas e relação aos alunos?

A recepção foi muito boa, as pessoas tem sido sempre amáveis e atenciosas, tenho encontrado apoio em minhas necessidades iniciais. Gosto muito de trabalhar junto com os alunos, tenho expectativa de encontrar turmas questionadoras e empenhadas no conhecimento da Arquitetura, do Urbanismo, do Paisagismo e da Cenografia.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s