Eventos

III Semana de Jornal traz grandes expectativas

por Renan Fantinato


Falta apenas um dia para a Semana de Jornal! Amanhã, às 19h, tem início um dos grandes eventos do curso de jornalismo da Faac. Organizado pela terceira vez, o evento é promovido pela Agência Júnior de Jornalismo, a Jornal Júnior.

Na edição desse ano, a Semana de Jornal traz palestras envolvendo diversos enfoques da profissão, como o a cobertura esportiva, na abertura do evento,  o telejornalismo, no segundo dia e os caminhos do impresso, fechando a semana. Além disso, o evento contará com grandes nomes do jornalismo, como Thiago Simões (ESPN), Ricardo Fela (TV TEM) e Giuliana Maria Miranda (Folha de S. Paulo). A programação completa pode ser encontrada no evento da Semana no Facebook.

Mas quais são as expectativas de quem nunca participou de uma Semana de Jornal? Felipe Navarro, aluno do primeiro ano de jornalismo, afirma que está esperando um grande evento: “Pelo que eu ouvi falar das outras edições, eu espero que seja um grande evento. Acredito que será ainda mais importante para nós, alunos do primeiro ano, que poderemos ter um contato direto com grandes nomes do jornalismo”, conta ele.

Mariana Amud, que também está no primeiro ano, entende que os convidados foram grandes atrativos para o evento: “Ver nomes da Folha de S. Paulo, Lance, ESPN, Estado de São Paulo contou muito para que o evento ficasse atrativo e interessante, principalmente para quem entrou agora na faculdade e quer conhecer e aproveitar tudo que pode”, diz a estudante.

Já Matheus Martins Fontes está no útlimo ano de curso e  já participou de todas as edições da Semana de Jornal. Mesmo assim, ele também acredita que o evento será bastante proveitoso: “O que eu espero é que as palestras e as oficinas contribuam para que os participantes tenham um aprendizado viável na área que cada um quer seguir. As oficinas, por exemplo, são de grande importância, pois elas focam no aspecto prático da profissão, fazendo com que o aluno possa exercitar a prática e aprimorar suas habilidades”, explica o veterano. Matheus também acredita que a Semana de Jornal tem melhorado a a cada edição: “A primeira foi boa, a segunda foi melhor e tenho certeza que essa será melhor ainda! Acho que a tendência é que o pessoal da organização perceba os erros das edições anteriores para melhorar cada vez mais”.

Semana de Jornal de 2011 (Foto: Jornal Jr)

Aluno do segundo ano de jornalismo, Pedro Borges é diretor de Comunicação da Jornal Jr e, como parte da organização do evento, ele sabe da dificuldade que é realizar um evento desse porte: “Organizar um evento como a Semana de Jornal é muitíssimo complicado. É difícil se articular com jornalistas, porque muitos acabam recebendo pautas em cima da hora e, por mais que tenham combinado há meses que poderiam vir, acabam cancelando a presença em cima da hora”. Mesmo assim, Pedro acredita que a Semana de Jornal será um sucesso: “Nós estamos trabalhando há muito tempo para que tudo isso dê certo. Conseguimos nomes de qualidade, referências dos principais meios de comunicação do país. Se a ideia do evento é transmitir experiência de mercado aos alunos, creio que nosso objetivo será cumprido”, explica ele.

Do primeiro ao último ano, dos participantes aos organizadores, todos esperam bastante da Semana de Jornal. Será que o evento vai cumprir as expectativas? Isso só saberemos na sexta-feira, ao fim do evento!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s