Extensão

Curso Internacional de Arquitetura

 

O Curso Internacional de Extensão Universitária intitulado “A dimensão Paisagística no Projeto da Cidade Contemporânea” percorreu as cidades de Paris, Roma e Veneza em julho desse ano.

Conheça mais sobre o projeto na entrevista com o professor Adalberto da Silva Retto Júnior:

 

 

 

 

Qual a importância de fazer um estudo como esse sobre arquitetura e o projeto das cidades europeias?

Vale precisar que o título do curso é “A dimensão paisagística no projeto da cidade contemporânea”, isso, em outras palavras, significa como, a partir dos anos 80, as cidades no âmbito global estão se reestruturando em função de algumas problemáticas. Por exemplo: Olimpíadas, Copas do Mundo, grandes eventos que levam a grandes transformações visando inserir as cidades em uma dinâmica global. O subtítulo, entretanto, denominado “um itinerário de estudo”, prioriza algumas cidades que foram paradigmáticas para o entendimento da problemática supracitada. Logo, não é um estudo sobre as cidades européias, mas sim, sobre as transformações que ocorreram em algumas cidades ligadas a estes eventos. Portanto, nos próximos cursos, serão selecionadas outras cidades.

 

Como foram feitas as visitas nas cidades na Europa?

Neste primeiro Curso de Extensão Internacional foram escolhidas as cidades de Paris, Roma e Veneza. Em cada uma das cidades teve um percurso histórico acompanhado por especialistas e atividades nas universidades colaboradoras.

 

 

Como essa visita foi importante para os alunos que participaram?
Hoje a internacionalização da universidade é um fato. Temos alunos e professores em intercâmbio em vários países. Além disso, no âmbito profissional da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, existem parcerias e concursos envolvendo profissionais também de vários países.  Neste sentido, o Curso de Extensão Internacional propicia um lastro formativo e também operativo dando suporte para uma real inserção seja do ponto de vista acadêmico, seja profissional.

 

 

Como foi feito o contato com as universidades IUAV Veneza, Sapienza Roma e Sorbonne de Paris?

O contato foi estabelecido a partir de minha experiência acadêmica como doutorando, pós-doutorando e professsor assistente no IUAV Veneza, e da recente inserção no Master Internacional da Sorbonne – Paris I. Por outro lado, na Universidade Sapienza de Roma, foi a partir de uma ex-aluna que está pleiteando bolsa de doutorado em arquitetura da paisagem.

*fotos do aluno Caio Schleich.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s