Pesquisa

Professores de Arquitetura da Unesp lançam livro

A obra foi feita a partir de palestras assistidas em um itinerário de pesquisa

No dia 19 de maio de 2011, foi lançado o livro “Conhecimento Histórico – Ambiental Integrado na Planificação Territorial e Urbana: um contributo de Bernardo Secchi”. A obra é uma seleção das conferências que aconteceram em um itinerário de pesquisa realizado no período de 24 de maio a 01 de junho de 2004.

A professora Norma Regina T. Constantino participou do projeto e é uma das organizadoras do livro, e explica: “A gente não queria fazer uma pesquisa aqui no oeste paulista sem entender o que tinha acontecido no desbravamento do interior, então nós convidamos alguns personagens-chave, como o professor do Istituto Universitário di Architettura di Venezia, IUAV, Bernardo Secchi, que tem uma visão muito interessante sobre a construção urbana, de como as cidades surgiram ao longo de um percurso”.

O livro foi organizado a partir do itinerário de pesquisa, que percorreu várias cidades para entender o percurso dos colonizadores. O grupo saiu de Agudos, que era a cidade de estudo de caso, e visitou as cidades de São Paulo, Santos, São Luiz do Paraitinga, Campinas e Sorocaba. “Ao longo do percurso de São Paulo a São Luiz do Paraitinga, o geógrafo Aziz Ab’Saber dava aulas de campo, explicando cada forma de relevo e a conseqüência delas para a colonização. O professor não tinha nenhum roteiro, não foi uma palestra, mas sim uma aula, que foi gravada e que pudemos depois transcrever e inserir nesse livro”.

A professora Norma ressalta a quantidade de gravuras que compõem o livro e que enriquecem o texto extraído das palestras: “Todas as palestras foram fundamentais para embasar o plano diretor participativo do município de Agudos. Nesse livro nós recuperamos todas essas palestras, que estavam gravadas em CD, mas que os próprios autores gostariam que fosse feito um livro, com todas as imagem, fotos, mapas, muitas vezes feitos à mão. Agora esse registro está em papel, que é um grande prazer ter, poder manusear”.

O livro estará à venda futuramente, mas quem estiver interessado em um exemplar, basta entrar em contato com o SITU, Sistemas Integrados Territoriais e Urbanos, por meio do e-mail situ@faac.unesp.br.

Mariana Thomaz

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s