Eventos

Estação Primeira de Bluseira vence concurso de bandas

O terceiro dia de festival foi marcado pelo alto nível das bandas (de lá saiu o primeiro e o terceiro lugar), além da alegria do “Estação Primeira de Bluseira”, que agora tem direito a gravar o CD demo em estúdio profissional.

“É a primeira vez que a gente toca em um festival, deu um frio na barriga”. Foi assim que Rodrigo Verídico, vocalista da “Estação” terminou sua apresentação no último dia do Festival Cultural 20 Anos Rádio Unesp FM. Toda essa ansiedade foi recompensada no fim da noite de ontem, dia 26/05: o grupo venceu o Concurso de Bandas do festival e levou, além das 24 horas de gravação no estúdio, sua música tocada por um ano na Rádio Unesp FM e mais uma entrevista no programa Unesp Notícia. “Muito legal, estamos emocionados. Agora vamos gravar e seguir tocando” comemora a banda.

O segundo lugar do festival ficou com a banda “Samanah”, e em terceiro lugar, a banda “L’s”, contemplada com uma viagem ao Instituto de Artes da Unesp, na cidade de São Paulo.

Foram ao todo 12 bandas que participaram no festival. Na última noite, o público conferiu a apresentação de “Bela e as Feras”, “L’s”, “Marte em Chamas”, “Kães Elétricos” e da campeã, “Estação Primeira de Bluseira”.

“Bela e as Feras”, primeira banda a se apresentar, é composta por adolescentes e jovens que se conheceram no cursinho pré-vestibular comunitário da Unesp. A vocalista, Mariana Brandini, conta que eles resolveram formar a banda cerca de um mês antes do festival. “Nós só tivemos 15 dias para ensaiar”, comenta. Em sua apresentação, o grupo mistura instrumentos pop com o som de violinos. Eles levantaram a platéia ao interpretar “Exagerado”, sucesso de Cazuza.

Em seguida, subiu ao palco os roqueiros da banda “L’s”. O grupo, que já experimentou outros estilos, toca rock há cerca de 3 anos. “A banda surgiu por causa do amor pela música mesmo”, conta Louise Leme, aluna de Educação Física da Unesp e vocalista da banda.

A terceira banda da noite foi “Marte em Chamas”, grupo que tem influências de bandas como o U2, Muse e a brasileira Los Hermanos. Atualmente, cada integrante estuda em uma cidade diferente e, por isso, eles tem poucas oportunidades de se reunir e tocar juntos. “A gente teve que gravar nas férias, por isso até largamos nossos estágios”, conta Felipe Leme, integrante da banda. Eles ainda planejam o lançamento de seu segundo disco, “Mentiras e Distorções” para o mês de junho.

A quarta apresentação foi da campeã “Estação Primeira de Bluseira”. Como o próprio nome diz, a banda tem influências do blues, do rock e de clássicos populares da música brasileira. Isso se reflete nas releituras de grandes sucessos feitas pelo grupo, como em “Blues do Arnesto”, inspirada no clássico “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa.

Fechando o concurso, a banda “Kães Elétricos” levou ao palco do Guilhermão clássicos do rock. Walmir Marques (guitarra e vocal) e Marco Turco (baterista) tocam desde 1979 em diferentes bandas. “Nós demos uma parada nos anos 90, com o movimento grunge. Voltamos agora, em 2007, com essa formação”. A banda ainda conta com o baixista Arley Cardoso, aluno da Unesp.

Para encerrar a noite, a platéia curtiu o show da banda “Pé de Macaco”, composta por alunos do curso de Radialismo da Unesp de Bauru. Para a diretora geral da Rádio Unesp FM, Cleide Portes, o festival superou as expectativas de todos. “Nós fizemos com certo temor, porque era o primeiro, mas nós conseguimos unir músicos de diferentes estilos, por isso o objetivo de aproximar a rádio dos universitários foi atingido”, comenta. Agora, a expectativa dos alunos é que novos festivais sejam promovidos. Sucesso!

Ana Helena Ribas e Felipe Mateus

Fotos: Diogo Zacarias e Felipe Mateus

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s