Pesquisa

Aluna de Artes conta sua experiência com o TCC

Chegou o final do ano! E com ele, chegam também as responsabilidades: nessa época, os alunos do último ano têm que entregar o tão temido TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

O TCC é encarado como o critério final de avaliação: nele, o aluno pode realizar, em diversos formatos, aquilo que será o trabalho final de sua graduação. O trabalho é um processo longo e que, por muitas vezes, pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como um de seus objetivos demonstrar, através do estudo científico, o conteúdo do que foi assimilado pelo aluno durante o período de graduação; é uma prática de aprofundamento, investigação, incursão em bibliografias cuidadosamente selecionadas e conclusões próprias, tendo como embasamento o conhecimento do aluno sobre a temática.

O formato do trabalho varia de acordo com os cursos e as diversas instituições. A aluna Marina Tavares cursa Educação Artística na FAAC, e nos contou um pouco mais sobre a experiência de realizar o trabalho.

No curso de Educação Artística da Unesp os alunos têm a opção de fazer o TCC sob três eixos: arte e educação, teoria e crítica da arte e o teórico-prático. Os dois primeiros são discussões teóricas acerca do tema escolhido e o último trata-se de uma produção artística, registro do processo de criação e uma teorização sobre o mesmo.

Marina optou pela terceira opção. “Fiz um vídeo de fotografia e a monografia virou quase um ensaio literário”, contou. Para ela, a importância do trabalho fica no âmbito subjetivo e pessoal.

Marina ainda não sabe se seu trabalho vai contribuir, ao menos de imediato, para seu ingresso no mercado de trabalho; para ela, trabalhar com vídeo é uma vontade, mas ela ainda não sabe que campo vai seguir.

Assim como Marina, muitos alunos protocolam seus TCCs ao final de cada ano. A sensação só pode ser de alívio. Depois de muito trabalho e dedicação, os alunos aguardam o retorno para, finalmente, passar por mais uma etapa de suas vidas: a graduação.

Juliana do Prado Silva

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s