Oportunidades

Ex-alunos – Depoimento da jornalista Lilian Silva

Lilian dos Santos Silva se formou em Jornalismo na Unesp em 2008. Ela já passou por televisão, jornal impresso e hoje está na Rádio CBN, em São Paulo. Aqui, ela conta um pouco sobre a experiência como aluna da FAAC e a entrada no mercado de trabalho.

“Assim que eu formei, eu peguei as empresas de jornalismo que eu mais admirava e mandei sessenta currículos. E eu fiquei em contato com vários blogs de jornalismo que divulgam vagas de emprego. Em um deles, eu achei uma vaga para uma produtora de TV em São Paulo. E aí eu mandei meu currículo, fui chamada para uma entrevista, eles fizeram uma seleção e eu entrei.

Esse meu primeiro trabalho foi muito legal e muito enriquecedor, porque eu era repórter de um programa judaico que vai ao ar em São Paulo pela TV aberta. Eu não sou judia, e para mim foi genial, porque foi um mergulho na cultura deles. Eu fiquei seis meses nessa produtora, e aprendi muito. Lá eles também faziam um programa de entrevistas, e eu comecei a produzi-lo  e  também apresentá-lo nas ausências do apresentador oficial.

No final de 2009, um amigo meu que estava em um jornal impresso me chamou para fazer um teste. Eu fiz, passei e comecei a trabalhar no jornal, na área de entretenimento. A minha experiência com impresso não foi legal. Não me fez bem, eu emagreci seis quilos. O piso era de cinco horas, mas eu chegava a trabalhar treze horas às vezes. A estrutura do lugar não me agradou, era um esquema muito maçante, muita correria.

Eu fiquei três meses nesse jornal, e aí um dia um diretor da Rádio CBN me ligou e disse: ‘Eu vi seu currículo aqui, e tem uma vaga para trainee’. Eu nem lembrava como meu currículo tinha ido parar lá,  já fazia um ano que eu tinha mandado aqueles sessenta currículos. Eu fiz o teste, e estou lá desde então.

Minha primeira função na rádio – e é até hoje, às vezes – foi ficar na escuta, que é a primeira apuração que acontece. A gente fica em uma sala que tem internet, duas televisões, informações de trânsito. Então a gente entra ao vivo com os primeiros acidentes, problemas nas estradas, casos de polícia, essas informações.

Depois de um tempo, eles me colocaram na redação para escrever o Repórter CBN, que é o que eu faço quando estou de plantão. E hoje eu sou produtora do programaCBN Noite Total. Eu entro às quatro da tarde para produzir o programa e colocar no ar às nove da noite. É uma experiência incrível, eu sempre gostei de rádio e estou adorando.

A formação que eu tive na FAAC contribuiu principalmente em três frentes para mim. Primeiro, uma formação cultural. Você tem acesso a coisas como Antropologia e Ética, estuda vários autores. Isso é essencial para o jornalista. Você tem que ter uma formação cultural sólida, e a Unesp me deu isso muito bem. Outro aspecto foi aprender a escrever bem. A faculdade te ajuda a ser objetivo, a ser claro e até mesmo a ter um estilo próprio. E, em terceiro, tem a parte técnica. O que eu faço hoje na CBN é muito semelhante ao que eu fazia nas aulas de rádio.

Saindo da faculdade, a gente tem um desespero e fica com questionamentos como ‘será que eu vou conseguir entrar no mercado de trabalho?’, ‘será que eu estou com as exigências em dia para mostrar um pouco do que eu sei fazer?’. E esse medo já é uma dificuldade. Então o negócio é colocar a cara mesmo, ir atrás de blogs, ir atrás de emprego, mandar currículo, pegar todas as referências de amigos que estão empregados e mandar currículo para eles. Eu acho que esse é um bom esquema.

Para quem está estudando agora, a minha maior dica é aproveitar a faculdade. Aproveitar tudo mesmo. Vai fazer iniciação científica, vai trabalhar na rádio, vai trabalhar no cursinho. E é importante aproveitar também essa convivência de república, de estar sozinho, morar longe dos pais, ir às festas, ter sua independência. É uma fase em que você está ali para aprender. Depois você vai cair no mercado de trabalho, e aí tem que ganhar dinheiro, pensar no futuro, e não é mais um momento de tanta aprendizagem. Por isso, eu acho que você tem que ter um aproveitamento total da faculdade.”

Bruno Sisdelli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s