Pesquisa

Vai chover hoje? Conheça um pouco mais do trabalho do IPMet

Quando o assunto é previsão do tempo, não é raro encontrar alguém prevendo chuva ao olhar para o céu. Ainda que às vezes o achismo funcione, grandes empresas e as Defesas Civis necessitam de informações precisas a respeito do tempo em determinada região. Para atender a essas necessidades e à sociedade em geral, em 1972 foi criado o Instituto de Pesquisas Metereológicas (IPMet), da Unesp de Bauru.

O IPMet funciona 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, emitindo boletins meteorológicos atualizados a cada hora. Também emite alertas, no caso da proximidade de eventos mais severos, o que permite a tomada de decisões e medidas de proteção à vida mais rápidas por parte dos órgãos competentes, tais como as Defesas Civis. O setor agrícola, da construção civil e de geração de energia, também podem se utilizar dos dados no gerenciamento de suas atividades .

“Os boletins meteorológicos emitidos pelos profissionais são disponibilizados gratuitamente via web, mas também são firmados contratos para repasse de informações mais específicas”, informa a Relações Públicas do Instituto, Sandra Sanches.

Sandra diz que o IPMet tem alguns usuários especiais. “Em dias de chuva mais forte, algumas pessoas chegam a ligar na madrugada para o Instituto, pois têm medo e procuram se tranquilizar conversando com o profissional que está de plantão. Nesse contato, acaba nascendo um relacionamento de amizade”, conta.

Em relação à tecnologia utilizada, o IPMet conta com dois radares Banda S – Doppler,  que, operados conjuntamente, cobrem a quase totalidade do território.

Informações: http://www.ipmet.unesp.br/

Marcel Verrumo

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s