Sem categoria

“Minha relação com a FAAC é como um casamento”

Todo aluno da FAAC já recebeu e-mails dela com informações sobre intercâmbio em universidades do exterior. O que pouca gente sabe é que o trabalho de Angélica Aparecida Parreira Lemos Ruiz vai muito além disso. Assessora administrativa da faculdade e também psicóloga graduada pela UNESP de Bauru, ela é responsável por grande parte das atividades da diretoria da FAAC – e ainda encontra tempo para exercer sua profissão de formação. Na entrevista abaixo, você conhece a Angélica um pouco além dos editais de intercâmbio.

Desde quando você trabalha na UNESP?

Eu entrei em 2004, pela FUNDUNESP, para trabalhar como oficial administrativo no Departamento de Artes e Representação Gráfica. Em 2006, eu recebi o convite do professor Antônio Carlos para trabalhar aqui na secretaria da diretoria da FAAC como assessora administrativa.

E como você chegou na universidade?

Eu sou de Passos, Minas Gerais. Vim a Bauru estudar Psicologia aqui na UNESP, e senti a necessidade de trabalhar para me ajudar nas despesas. Como eu estava aqui no meio acadêmico, fiquei sabendo do concurso e me inscrevi, prestei e passei. E acabei tomando gosto pela coisa! Tenho muita satisfação com o meu trabalho, tento agregar às minhas atribuições os conhecimentos que adquiri com a minha formação, e minha perspectiva é de continuar contribuindo com a FAAC.

Você chegou a exercer a Psicologia?

Eu exerço ainda. Atuo em clínica em período alternativo. Eu trabalho aqui de manhã e à tarde, e à noite faço atendimento clínico.

O que exatamente você faz aqui na FAAC?

As atribuições relacionadas à assessoria administrativa da diretoria englobam arquivos e documentos, a entrada e a saída de documentos, a execução de relatórios, ofícios e todo tipo de documento de comunicação com as clientelas interna e externa da universidade.

Eu também assessoro todas as atividades do diretor, controlo a agenda dele, cuido de reuniões, da organização de eventos. Cuido de serviços bancários, assessoro na elaboração de discursos, na reserva de hotéis.

A comunicação com a reitoria também passa por mim. Eu ligo, cobro documentos, solicito atualização do nosso banco de dados.

E eu trouxe para a diretoria o ERI – Escritório de Relações Internacionais. Então eu cuido de toda a mobilidade acadêmica da graduação para o exterior. Eu faço desde a divulgação de editais, de programas, de vagas até a elaboração de editais, seleção dos candidatos, acompanhamento de alunos que vão para o exterior. Recepciono os alunos estrangeiros que vêm estudar aqui, ajudo em toda a chegada, na instalação deles aqui na cidade, na vida acadêmica. Enfim, todos os assuntos relacionados à internacionalização da graduação são de minha responsabilidade.

Do que você mais gosta no seu trabalho aqui?

Eu gosto desse contato com as pessoas. Acho que isso faz a gente crescer, nos ensina muita coisa, nos proporciona experiências de superação, de aprendizado, de evolução tanto na esfera profissional quanto na pessoal.

Eu posso dizer que a minha relação com a FAAC é um casamento certo. Muitas vezes eu até a coloco como o item prioritário na minha vida, até porque é a quem eu dedico a maior parte do meu tempo. Eu passo de oito a dez, cheguei a passar doze horas por dia aqui. Então claro que muitas coisas me marcaram. Eu construí amigos aqui, vi amigos terem seus filhos. E também vi a universidade dar um salto qualitativo desde que eu cheguei. Isso é muito bacana, você perceber que você trabalha para construir coisas, para formar pessoas, para criar profissionais de qualidade. Acho que isso é, sem sombra de dúvida, o que mais marca a gente.

Bruno Sisdelli

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s