Oportunidades

O profissional do século XXI: da carteira assinada à prestação de serviços

A expansão dos contratos de serviço terceirizado caracteriza uma nova fase do mercado de trabalho. Nesse recente conceito, trabalho não necessariamente implica em carteira assinada. Então, como conseguir uma estabilidade mínima? O segredo pode estar na qualidade do profissional.

Para o ex-executivo e consultor, Antonio Carlos Teixeira, a garantia de empregabilidade está na visão da empresa como sua cliente: alguém que contrata seus serviços e o remunera por isso. Em seu artigo (disponível em http://www.pensediferente.com.br), Antonio Carlos levanta algumas exigências dos supostos “clientes”.

“Não quero perder tempo”
“Facilite a minha vida”
“Ofereça o que eu quero”
“Quero qualidade no seu serviço”
“Quero alguém com qualificações profissionais diferenciadas”
“Tenha iniciativa”
“Quero uma pessoa a quem eu possa delegar”
“Comprometa-se com resultados”
“Seja criativo”
“Seja inovador”
“Pense diferente”

Você, que acabou de entrar no mercado de trabalho, atende a todos esses requisitos? Uma grande dificuldade enfrentada pelos estudantes recém-formados é vencer a concorrência sem aquela tal “experiência e qualificação profissional diferenciada”. Uma dica para superar esse ponto fraco é questionar quais são as principais exigências do cliente. “Ao realizar um processo de seleção a empresa sabe de quem está precisando. Se é de uma pessoa para substituir outra provavelmente procurará profissional já experiente que possa assumir as responsabilidades de imediato. Nesta alternativa os estudantes recém-formados nem serão considerados. Porém, se a empresa está buscando complementar ou criar uma nova equipe ou vaga com pessoas  talentosas, bem preparadas, com bom curriculum escolar, com potencial a ser desenvolvido os estudantes recém-formados serão muito bem considerados e bem-vindos.”, afirmou Teixeira.

Estar atento às oportunidades de estágio e trainees, manter o currículo atualizado, buscar uma boa formação escolar e participar de cursos e eventos são diferenciais para conquistar a tão sonhada primeira oportunidade. “Tenha iniciativa, criatividade, liderança, ambição, flexibilidade, facilidade de relacionamento. Jacaré parado vira bolsa”, ressaltou o consultor.

Pâmela Perez

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s